11/01/2024 10h58 - Atualizado em 19/01/2024 11h31

Retrospectiva 2023: Sedu impulsiona transformação tecnológica nas escolas da Rede

Sedu realizou investimentos na renovação do parque tecnológico, resultando em avanços na entrega da educação aos mais de 200 mil alunos.

No decorrer do ano de 2023, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), promoveu uma transformação no cenário educacional, reforçando ainda mais o compromisso com a modernização do processo de ensino-aprendizado. Concentrando esforços na introdução de tecnologia nas escolas, a Sedu realizou investimentos na renovação do parque tecnológico, resultando em avanços na entrega da educação aos mais de 200 mil alunos matriculados na Rede Pública Estadual de Ensino do Espírito Santo.

O ponto inicial desse processo foi a aquisição de dez mil computadores, estrategicamente distribuídos entre o setor administrativo e as instituições de ensino. Além disso, aproximadamente 20 mil Chromebooks foram adquiridos e destinados a laboratórios móveis nas escolas, possibilitando uma interação mais dinâmica e moderna. Essa iniciativa não apenas equipou as instituições com recursos de última geração, mas também estabeleceu as bases para uma abordagem tecnológica e integrada à educação.

Para mais modernização do parque tecnológico, outro ponto de destaque foi a incorporação da Inteligência Artificial (IA) no ambiente educacional. Ao longo do ano letivo, as escolas da Rede Estadual adotaram a IA de maneiras inovadoras, tanto na sala de aula quanto na gestão escolar, transformando assistentes virtuais em aliados na resposta às dúvidas dos alunos de maneira interativa, fornecendo explicações detalhadas e enriquecendo o aprendizado.

A correção automática de tarefas e avaliações foi simplificada com o auxílio da IA e a plataforma de redação Letrus é um exemplo prático desse funcionamento. Essa abordagem otimizou os processos de avaliação e proporcionou feedback instantâneo aos alunos, contribuindo para um ciclo de aprendizado mais dinâmico.

Escola do Futuro

A certificação Escola do Futuro visa a fomentar a inovação nas escolas, vinculando os projetos pedagógicos à transformação de características físicas, estéticas e tecnológicas. Para isso, professores das unidades inicialmente certificadas receberam uma capacitação específica, que teve como proposta possibilitar a vivência prática baseada na aprendizagem criativa, além de provocar uma reflexão sobre a intencionalidade pedagógica e auxiliar os professores a elaborarem experiências de aprendizagem alinhadas à cultura digital. Os temas abordados foram “Aprendizagem Criativa”, “Gamificação” e “Ferramentas Digitais”.

Estão certificadas como Escola do Futuro o Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Pastor Oliveira de Araújo, em Vila Velha; a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Mario Gurgel, em Vila Velha; a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Hunney Everest Piovesan, em Cariacica; a EEEFM Major Alfredo Pedro Rabaioli, em Vitória; e a EEEFM Marinete de Souza Lira, na Serra.

Comunicação da Sedu
Íris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri