24/09/2021 10h20

Secretaria da Educação analisa dados preliminares do Censo Escolar

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Gerência de Estatística e Informação (GEI), realizou uma reunião on-line, nessa quinta-feira (23), com as equipes das Superintendências Regionais de Educação (SRE), para apresentar e analisar os dados preliminares do Censo Escolar da Educação Básica 2021.

Os dados foram divulgados para a sociedade, nessa quarta-feira (22), pela Diretoria de Estatísticas Educacionais (Deed), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os resultados se referem à matrícula inicial de Creche, Pré-escola, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A divulgação dos resumos técnicos por Unidade da Federação tem por objetivo dar maior granularidade, transparência e acessibilidade aos dados já publicados nacionalmente e, assim como os demais instrumentos, foi elaborado para cumprir a finalidade institucional de disseminar as estatísticas, os indicadores e os resultados das avaliações, dos estudos, da documentação e dos demais produtos dos sistemas de informação.

“A divulgação dos dados preliminares possibilita que possamos analisar e solicitar a retificação ou a ratificação, caso necessário”, disse a gerente da Gerência de Estatística e Informação da Secretaria da Educação, Débora Resende Maranhão.

Censo Escolar da Educação Básica

O Censo da Educação Básica é um levantamento estatístico anual, coordenado pelo Inep e realizado em colaboração com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação e as escolas públicas e privadas de todo o País. A pesquisa proporciona a obtenção de estatísticas das condições de oferta e atendimento do sistema educacional brasileiro, na Educação Básica, reunindo informações sobre todas as etapas e modalidades de ensino e compondo um quadro detalhado sobre os alunos, os profissionais escolares em sala de aula, os gestores, as turmas e escolas. Os dados apurados pela pesquisa subsidiam a operacionalização de importantes políticas públicas, programas governamentais e ações setoriais nas três esferas de governo (Federal, Estadual e municipal).

Confira os resultados preliminares: https://rb.gy/bb07nh

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata