Sedu faz mapeamento de professores através de autoavaliação de competências digitais
A autoavaliação tem o objetivo de identificar os saberes e as capacidades a serem estimuladas nos professores da rede.
A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) tem o objetivo de formar professores capazes de estruturar e implementar práticas pedagógicas apoiadas nas tecnologias digitais, de modo inovador e motivador, que resulte no engajamento e na aprendizagem dos estudantes. Para isso, é preciso compreender quais competências precisam ser trabalhadas nos docentes e, a partir daí, planejar capacitações alinhadas com as expectativas e reais necessidades de desenvolvimento profissional.
Para tanto, a Sedu realizará um mapeamento de competências digitais de professores utilizando a ferramenta Autoavaliação de Competências Digitais de Professores, que é online e gratuita, desenvolvida pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb).
“O primeiro passo é conhecermos nossa realidade, ou seja, como os professores da nossa rede estão usando os recursos tecnológicos em seu dia a dia e em suas práticas pedagógicas”, disse a Assessora de Tecnologia, Carmem Prata.
A autoavaliação tem o objetivo de identificar os saberes e as capacidades a serem estimuladas nas professoras e nos professores da rede de ensino capixaba e apoiar o seu aperfeiçoamento permanente. “É importante e necessário que todos os professores respondam ao questionário, que leva cerca de 30 a 40 minutos para ser concluído, e deve ser respondido, individualmente, por cada profissional. Ao todo, são 23 perguntas objetivas, que analisam 12 competências digitais, e os resultados dos questionários não serão divulgados publicamente”, explicou.
Após responder o questionário, cada docente recebe uma devolutiva individual sobre seu nível de apropriação quanto aos conhecimentos e usos de tecnologias digitais, assim como também orientações e direcionamentos que incentivam o protagonismo de seu desenvolvimento profissional.
A devolutiva possibilita ao professor mais autonomia para que busque o aprimoramento de suas práticas e permite ainda que o profissional acompanhe o seu progresso ao longo do tempo.
A partir das informações coletadas com a utilização da ferramenta de autoavaliação, professores e gestores das Secretarias de Educação também podem acessar uma devolutiva sobre a situação atual da rede. Esta devolutiva para a rede de ensino, disponível no Guia EduTec – Mapeamento de Competências Digitais de Professores, pode contribuir para o planejamento de programas e cursos de formação continuada, com a intenção de identificar as necessidades de formação e levar as competências digitais.
“Com esta ferramenta, espera-se promover suporte aos educadores, oferecendo um recurso capaz de instigar a reflexão sobre seus conhecimentos e práticas pedagógicas com o uso de tecnologias digitais, bem como apoiar a nossa Secretaria de Educação a mapear as competências digitais e desenhar formações significativas, atendendo às demandas da rede. Esta ação é estratégica para que as escolas possam executar o seu Plano Escolar de Inovação e Tecnologia com eficácia”, finalizou Carmem Prata.
Link para a autoavaliação: http://guiaedutec.com.br/educador
Link de tutorial de ajuda para os professores: https://drive.google.com/file/d/1NGSzWquPblpG_NF8LwF_CL9TvtpeLxE3/view
Aquele que tiver dúvidas poder entrar em contato pelo e-mail sedudigital@sedu.es.gov.br ou no telefone (27) 3636-7656.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705/ 7706/ 7766/ 7888
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br