30/09/2021 08h00 - Atualizado em 30/09/2021 15h20

Inscrições abertas para formação inédita da Educação Infantil

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Gerência de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Geief) e do Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo (Cefope), junto com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), abriu as inscrições para a Formação Implementação do Currículo do Espírito Santo na Educação Infantil (ICESEI). As inscrições devem ser feitas até 05 de outubro, pelo link: https://forms.gle/3ZGhRRvpM5YE4EVZA

O Currículo do Espírito Santo etapa da Educação Infantil integra uma das ações do regime de colaboração entre Estado e Municípios, sendo resultado de um trabalho colaborativo entre as Redes Públicas de ensino, desenvolvido nos últimos anos. O documento traz a concepção de infância e o conceito de família como integrantes de um processo social e histórico, que está em constante modificação. A formação volta-se para o trabalho pedagógico a partir do qual os professores da Educação Infantil tenham um olhar sensível em relação à especificidade do modelo de educação e do cuidado necessário à infância.

Cada tópico da formação apresenta temáticas pautadas nos cinco campos de experiências como importantes processos de formação integral das crianças e nos eixos norteadores das práticas pedagógicas na Educação Infantil fundamentados nos princípios e em direitos da aprendizagem (Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se), que devem ser garantidos a todas as crianças da Educação Infantil.

Essa é mais uma ação do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), que tem como premissas viabilizar e fomentar o regime de colaboração entre as Redes Estadual e Municipais de Ensino a partir do diálogo permanente e de ações conjuntas voltadas ao fortalecimento da aprendizagem e à melhoria dos indicadores educacionais dos alunos capixabas.

Sobre a formação:

Nome: Formação Implementação do Currículo do Espírito Santo na Educação Infantil

Objetivo: Apoiar o fazer docente na Educação Infantil da rede pública capixaba para o desenvolvimento de práticas educativas que promovam, sob os eixos interações e brincadeiras, aprendizagens e conhecimentos que serão ampliados e aprofundados ao longo do seu processo formativo.

Período de inscrições: 20 de setembro a 05 de outubro de 2021

Link de inscrição: https://forms.gle/3ZGhRRvpM5YE4EVZA

Período da formação: 13 de outubro a 31 de janeiro de 2022

Carga Horária: 100 horas

Número de vagas: 14 mil

Modalidade: 100% on-line – Autoinstrucional

Público-alvo: professores da Educação Infantil e equipes escolares das redes municipais de ensino

Certificação: Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo (Cefope).

Mais informações pelos telefones:

(27) 3636-7840 / 3636-7843 (Geief)

(27) 3636-7825 / (27) 3636-7836 (Cefope – técnicos responsáveis: Wolmyr Aimberê Alcantara Filho waafilho@sedu.es.gov.br e Andreia Silva asilva@sedu.es.gov.br)

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata