18/01/2019 14h49 - Atualizado em 18/01/2019 15h01

Superintendências Regionais de Educação planejam ano letivo durante Jornada Pedagógica

O ano letivo nas escolas da rede pública do Estado já começa a ser planejado. Diretores e pedagogos estiveram, ao longo desta semana, junto às suas respectivas Superintendências Regionais de Educação (SREs) durante a Jornada de Planejamento Pedagógico (JPP). Na manhã desta sexta-feira (18), por exemplo, cerca de 120 profissionais que atuam na área da SRE de Cariacica participaram do momento, realizado na Escola Hunney Everest Piovesan e que contou com a presença da subsecretária de Estado da Educação Básica e Profissional Angela Mericia Cavati.

“Este é um momento para reflexão, planejamento e organização do ano letivo. É importante partilhar experiências e traçar as ações em conjunto seguindo os pilares que dão base a este novo momento da gestão e foram apresentados pelo nosso secretário de Educação: um deles é a gestão dialogada. A partir daqui é que o planejamento de cada escola será estruturado, por isso é importante que todos sigam o cronograma e realizem, também, a JPP em suas unidades de ensino”, disse Angela.

A superintendente da SRE de Cariacica Silvana Fernandes destacou pontos expressivos neste processo de planejamento. “Um dos pontos importantes que deve ser pensado pelas escolas é o acolhimento do aluno, que será feito de forma diferenciada neste ano, com programação concentrada em alguns dias. É uma ferramenta que possibilita inserir os alunos em um novo contexto que irão encontrar neste ano, como os que saem do Ensino Fundamental e iniciam o Ensino Médio, por exemplo”, disse.

A partir de agora, o dever de casa fica para as escolas que farão a JPP em suas respectivas unidades de ensino em fevereiro. Sandra Vieira Alves, diretora da Escola Coronel Olímpio Cunha, em Santana, Cariacica, enfatiza que “a JPP auxilia a escola a pensar o ano letivo de acordo com a sua realidade, como a quantidade de alunos que são atendidos. A nossa escola, por exemplo, atende a cerca de 1.100 alunos, uma quantidade expressiva. Por isso, planejar é primordial. Planejamento é a base de tudo”.

Cronograma

Com a JPP realizada em cada SRE, o planejamento segue para as escolas no mês de fevereiro. A primeira etapa é no início do mês, com a elaboração da JPP pelas equipes de diretores, pedagogos, o coordenador escolar e o professor coordenador de área (PCA), que deverá ser encaminhada para as superintendências para análise e orientações.   A segunda etapa será com o início das aulas, a partir do dia 05 com a semana de acolhimento dos alunos. A terceira etapa é a de ‘Avaliação diagnóstica’, de 11 a 15 de fevereiro, que é elaborada por área de conhecimento com ênfase nos processos educativos desenvolvidos na escola e que potencializem a leitura, interpretação e o raciocínio lógico, por exemplo. Já a elaboração do Plano de Ação da Unidade Escolar deve seguir o Anexo I da Portaria Nº 034-R de 16 de fevereiro de 2018.

Assessoria de Comunicação / SEDU

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Gustavo Rosa / Emanoele Rocha/ Caê Guimarães

mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.brgprosa@sedu.es.gov.br/ ecsrocha@sedu.es.gov.br/celguimaraes@sedu.es.gov.br

3636-7705 / 7706 / 7707