27/08/2021 14h02 - Atualizado em 27/08/2021 14h29

TikTok ajuda alunos a fixarem conteúdo de Matemática


O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Tempo Integral (CEEFMTI) Professora Maria Penedo, em Cariacica, aproveitou a facilidade dos alunos com novas tecnologias para favorecer a aprendizagem. Com o projeto “Uso do TikTok a favor da aprendizagem”, nas aulas práticas experimentais de Matemática, a professora Daniela Maria Rodrigues Ribeiro utilizou a ferramenta com os estudantes das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio para aprofundamento dos conhecimentos sobre conteúdos matemáticos já estudados.

Os estudantes criaram TikToks sobre Produtos Notáveis e Somas de Frações com Denominadores Diferentes. Os estudantes usaram a criatividade para explicarem o tema escolhido por eles. O resultado foi a criação de diversos TikToks pedagógicos, que estão sendo publicados nas redes sociais da escola e fazendo o maior sucesso entre os estudantes.

“Pensei em uma metodologia para aprofundamento de conteúdos que fosse interessante, divertida, que os estudantes se envolvessem, gostassem de realizar a tarefa e ao mesmo tempo estudassem”, disse a professora.

Já o aluno Isaque Oliveira de Souza e Larah Lavinny Gonçalves de Farias explicou a escolha para atividade: “escolhemos o tema Produtos Notáveis, pois estávamos com muita dificuldade. Depois que reproduzimos o TikTok, ficou bem mais fácil entender, pois o TikTok é autoexplicativo, é tipo um ‘macete’.”

“Me inspirei no próprio aplicativo e vi que era uma técnica interessante para fixar o conteúdo de fração. Eu e meus amigos Yuri e Augusto resolvemos replicar e, assim, aprendemos mais, de maneira bem mais fácil e divertida”, pontuou o aluno Carlos Eduardo Oliveira Soares.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI