Visita Técnica incrementa aulas de Administração Financeira em Cachoeiro de Itapemirim
Os alunos aprendem na prática e já vislumbram um espaço no mercado de trabalho.
Os alunos do curso técnico de Administração da Escola Claudionor Ribeiro, em Cachoeiro de Itapemirim têm a oportunidade de aprender na prática. Eles já vislumbram, inclusive, espaço no mercado de trabalho durante as aulas concomitantes com o Ensino Médio, oferecidas para jovens dentro do Programa Mediotec, da Secretaria de Estado da Educação (Sedu).
As atividades práticas que estão abrindo esse leque de chances quando finalizarem o curso. Uma delas foi durante visita a Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa) Sul, no último dia 21.
O objetivo é que, por meio das atividades práticas, estes alunos fixem melhor os conteúdos apresentados em sala durante as aulas de Administração Financeira. Na Ceasa, cerca de 30 alunos no terceiro módulo do curso, acompanhados do professor Renato Cezar Figliuzzi, viram de perto toda a administração financeira da instituição. A partir da experiência, eles produzirão relatórios que serão avaliados para a progressão no curso.
Figliuzzi destaca que o resultado foi significativo para o processo de ensino e aprendizagem, pois representou mais do que a visualização da prática daquilo que é ensinado no curso, apresentou um espaço importante para a economia local. “Tivemos a oportunidade de mostrar os benefícios que a Ceasa traz para os produtores como espaço para comercialização e, também, como a instituição estreita os laços entre o campo e a cidade”, explicou o professor.
O diretor da escola, Marco Aurélio Melo, destaca como fundamental não somente essa atividade, mas também, todas as demais realizadas ao longo do curso. “Temos parceria com outras instituições privadas na região onde também são realizadas visitas e promovidas palestras que são atividades práticas fundamentais para o aprendizado dos alunos”, disse.
Segundo Marco Aurélio, essas ações têm possibilitado ao aluno ver o funcionamento e o dia a dia financeiro de uma empresa. “É muito diferente do que só aprender em sala de aula. O contato com a realidade torna essa rotina de aprendizado mais agradável e faz com que o conteúdo estudado ganhe ainda mais efeito e faça sentido para eles”, explicou.
Texto: Geiza Ardiçon
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Caê Guimarães/ Soraia Camata / Cícero Giuri
(27) 3636-7705 / 7706 / 7707
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/gardicon@sedu.es.gov.br/celguimaraes@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br