12/09/2023 15h05

Agricultura sustentável é tema de oficina em escola de Santa Maria de Jetibá

Atividade foi destinada aos alunos do curso Técnico em Meio Ambiente, da Escola Graça Aranha.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Graça Aranha, localizada em Santa Maria de Jetibá, realizou uma oficina sobre a prática de enxertia para alunos do curso Técnico em Meio Ambiente. A ação teve como objetivo proporcionar uma experiência prática no campo da agricultura sustentável e na promoção da biodiversidade.

A atividade foi coordenada pela professora e coordenadora do curso em Meio Ambiente, Luciene Laurett, e ministrada pelo extensionista Protaze Magevski, do Escritório Local do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
 
A professora Luciene Laurett ressaltou que a ação faz parte do compromisso em capacitar os futuros profissionais para atuarem nas diversas áreas do eixo tecnológico do curso. “Foi uma oportunidade para os alunos aprenderem sobre a técnica de enxertia, uma vez que essa habilidade desempenha um papel fundamental em duas áreas de atuação altamente relevantes: viveiros de mudas e paisagismo”, destacou.  

Ela explicou que, no contexto dos viveiros de mudas, a enxertia é uma técnica crucial para a produção de mudas de alta qualidade, que garante que as plantas sejam resistentes a doenças, se adaptem às condições locais e sejam mais produtivas. “Além disso, na área de paisagismo, a enxertia permite a criação de jardins, incorporando espécies de plantas específicas para ambientes atraentes e sustentáveis”, disse Luciene Laurett.

A aluna Maria Eluiza Berger, que participou da oficina, falou sobre a experiência. “A palestra que tivemos foi repleta de conhecimentos, em que podemos colocar em prática o que foi ensinado sobre a técnica de enxertia. Gostei muito de poder provar novas frutas, como a pitaya amarela e a naranjilla, também conhecida como lulo. No final da prática, pude levar algumas mudas de frutas para poder plantar, o que me deixou muito feliz em saber que no futuro poderei ter essas frutas em meu quintal”, disse a estudante.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri
iclsmiguez@sedu.es.gov.br  / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7705/ 7706/ 7707

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI