Aldeia indígena é inspiração para mostra fotográfica
A ideia da exposição surgiu após uma visita à Aldeia Piraqueaçu, em Aracruz.
“Da natureza, pigmentos exaltam a beleza da identidade indígena que nos permitem reconhecer seus iguais, mesmo que em lugares diferentes”. Essa foi a frase que deu início a uma ação voltada ao olhar poético para as etnias indígenas. A ideia resultou em uma mostra fotográfica, produzida por alunos da Escola Estadual Dr. Silva Mello, de Guarapari.
Acompanhados das professoras de Artes, Fernanda Geraldo, e de História, Aline Brandão, os estudantes da 2ª série do Ensino Médio participaram de uma visita à Aldeia Piraqueaçu, em Aracruz. A intenção foi mostrar que as intervenções contemporâneas têm influências indígenas.
“Seja um piercing, seja uma tatuagem. Essas formas de marcar o corpo são influências dos nossos antepassados e, na atualidade, podemos ver essa tradição nos índios. Toda pintura indígena tem um significado”, disse a professora Fernanda Geraldo.
Inspirados, após a visita, que contou com uma roda de conversa com o cacique da tribo, os alunos tiveram uma tarefa: retratar significados indígenas no corpo através de pinturas. “O resultado foi incrível! Tivemos, por exemplo, pinturas retratando a mulher grávida, a mulher casada e até um guerreiro”, contou.
A atividade foi fotografada e as fotos foram expostas numa mostra denominada “O Corpo”. As atividades relacionadas ao assunto continuam ao longo do ano e o projeto das professoras e dos alunos vai muito além. “A intenção é publicar um livro que se chamará Poéticas Guarani”, explicou.
Texto: Soraia Camata
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705 / 7706
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br