23/11/2023 10h51

Alunos de Anchieta constroem carrinho movido a energia

O Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) Paulo Freire, localizado em Anchieta, promoveu uma competição de carrinhos movidos a energia. A ação visou reforçar, na prática, conceitos de Física, Ciência e sustentabilidade.

A atividade foi coordenada pela professora Érika Menegardo e pelo professor Tiago Marques. “Motivar os alunos por meio de experiências como competições é crucial para vários aspectos do desenvolvimento educacional e pessoal, pois essas experiências oferecem oportunidades para os alunos explorarem soluções criativas e inovadoras para desafios específicos”, afirmou Érika Menegardo.

O professor Tiago Marques explicou os resultados da atividade. “Foi possível observar o avanço em concepções relacionadas à conversão de energia, envolvimento social durante a atividade, busca pela solução e ajustes em relação ao problema proposto”, disse o professor.

A atividade contribuiu com a aprendizagem dos estudantes de forma lúdica, relacionando os conceitos estudados em sala de aula sobre energia mecânica e suas conversões.

A aluna da 1ª série do Ensino Médio Kamilly de Senna Miranda gostou da experiência. “Apesar de ser um trabalho aparentemente fácil, foi bastante desafiador de fazer e ajustar o carrinho para funcionar, e para também ser bonito. Fizemos muitos testes até a data da competição para que tudo ocorresse da forma planejada”, pontuou a estudante.

Comunicação da Sedu
Íris Carolina/ Geiza Ardiçon