Alunos de Aracruz aprendem robótica em aulas de Física e Matemática
A robótica faz parte da educação como uma atividade de aprendizagem interdisciplinar, baseada em projetos e na metodologia ativa, norteada principalmente por Física, Matemática, Ciência e Tecnologia. A competência oferece benefícios para a Educação em todos os níveis de aprendizagem. Com base nesse pensamento e foco na construção do conhecimento, os estudantes da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEFM) Misael Pinto Neto, de Aracruz, fazem seus primeiros testes nas aulas de Física com robótica e programação de um Arduino, um microcontrolador de hardware livre.
A ideia surgiu do professor de Física, Fabrício Antunes, que sentiu a necessidade de usar esses recursos junto aos alunos para abordar conceitos mecânicos e cinemáticos presentes em tudo que se refere à movimentação e percepção de presença.
Ao realizar a movimentação de um robô, a física mecânica se torna presente nos seguintes aspectos: movimento dos corpos, velocidade e aceleração. Isso faz com que o que é apenas teoria ganhe “vida” ao ser visualizado. A iniciativa é protagonizada pelos próprios estudantes, que usam materiais reciclados como placas e circuitos eletrônicos dos robôs.
Para o professor Fabricio Antunes, a robótica tem dinamizado as aulas e atraído os alunos para a disciplina. “As aulas são realizadas por meio de pesquisas feitas parte em sala de aula e outra online. Isso torna a física mais interessante. Com a aprendizagem aliada à diversão temos a oportunidade de descobrir novos talentos nesta área dentro da escola”, disse.
O aluno Guilherme Rocha Frigini gostou da atividade e garante que “usar robótica no ensino de física é interessante pelo incentivo feito para que nós desenvolvamos ainda mais o raciocínio e a criatividade. Criamos projetos cada vez melhores, isso ajuda a trabalhar em equipe, o que é algo muito importante”.
Além da disciplina de Física, a robótica também é explorada em Matemática. O professor George Scarpat Giacomin utiliza os recursos na disciplina para apresentar a engenharia para os estudantes. “A proposta é a construção de um braço robótico utilizando materiais de baixo custo como papelão. Com isso, a aplicação da robótica no ensino de matemática proporciona uma abordagem onde o aluno é o agente protagonista no processo de aprendizagem, atuando e adquirindo conhecimento”, explicou o professor de Matemática.
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