Alunos de Aracruz fazem exposição de artes rupestre e egípcia
Ao conectar História, Arte, Arqueologia e Antropologia, o projeto ofereceu uma visão holística e integrada das civilizações estudadas.
Os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Primo Bitti, localizada em Aracruz, realizaram, na última semana, um projeto interdisciplinar abordando as artes rupestre e egípcia. Coordenada pela professora Manhã Clara Pedrini, durante a disciplina de Artes, a atividade foi finalizada com uma exposição dos trabalhos dos estudantes. O objetivo foi proporcionar uma experiência educativa abrangente, explorando e compreendendo essas manifestações artísticas.
Durante o projeto, foram explorados diversos aspectos que englobam tanto a história quanto a expressão artística dessas culturas milenares. Em relação à arte rupestre, os alunos foram introduzidos ao universo das pinturas e gravuras feitas em cavernas e rochas por povos pré-históricos. Foram estudadas as técnicas utilizadas, como o uso de pigmentos naturais, a representação de animais, figuras humanas e cenas do cotidiano. Além disso, houve uma análise das possíveis funções e significados dessas manifestações.
Já no que diz respeito à arte egípcia, os alunos mergulharam na riqueza cultural e simbólica dessa civilização antiga. As características estilísticas e os símbolos e hieróglifos utilizados na comunicação escrita e visual também foram estudados. Além disso, como parte do aprendizado, os estudantes realizaram atividades práticas, incluindo a criação de reproduções de pinturas rupestres utilizando técnicas semelhantes às dos povos pré-históricos, além da elaboração de releituras de obras egípcias adaptadas ao contexto contemporâneo.
De acordo com a professora Manhã Clara Pedrini, o exercício buscou proporcionar uma experiência que transcendesse às fronteiras das disciplinas tradicionais, explorando a história, a arte e a cultura de civilizações antigas, contribuindo para a formação histórica e cultural dos educandos.
“Foi incrível ver o engajamento e a dedicação dos alunos ao longo de todo o processo. O mais gratificante foi observar como eles se tornaram mais confiantes em expressar suas ideias e emoções por meio da arte. Muitos descobriram talentos e habilidades artísticas que não sabiam ter. Estou muito orgulhosa do trabalho realizado e ansiosa para continuar incentivando e inspirando nossos alunos por meio da arte e da educação”, disse Manhã Clara Pedrini.
“Participar desse projeto foi uma experiência incrível para mim e para todos os meus colegas. Poder criar nossas próprias obras inspiradas na arte rupestre e egípcia e depois ver essas obras expostas no mural da escola foi realmente emocionante”, conta Igor Goes, aluno da 1ª série da Escola Primo Bitti.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-770