16/05/2024 13h51 - Atualizado em 16/05/2024 14h01

Alunos de Cachoeiro de Itapemirim debatem promoção de igualdade racial

A ação buscou promover diversos momentos de estudo e reflexão sobre a promoção da igualdade racial e o respeito às diversas culturas que compõem a sociedade brasileira.

 

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professor Claudionor Ribeiro, localizada no município de Cachoeiro de Itapemirim, realizou, na última segunda-feira (13), um evento em alusão ao Dia Estadual da Promoção de Igualdade Racial. A iniciativa visou, em conformidade com a Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008, destacar a importância do estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira.

A professora de Geografia, Creuza Neves, explicou que a ação faz parte do projeto "Afrobetize-se", que busca promover diversos momentos de estudo e reflexão sobre a promoção da igualdade racial e o respeito às diversas culturas que compõem a sociedade brasileira.

“O objetivo central do evento foi promover uma profunda reflexão sobre as desigualdades e o racismo, além de contribuir para a formação de cidadãos conscientes, críticos e comprometidos com a igualdade e a dignidade humana. Com atividades variadas e enriquecedoras, os estudantes se engajaram em um dia de aprendizado e conscientização, reafirmando os esforços contínuos da escola em prol da igualdade racial e do entendimento intercultural”, contou Creuza Neves.

Entre as atividades do dia, destacam-se uma representação teatral narrando a histórica da abolição da escravidão no Brasil e um júri simulado, que convidou todos a uma análise crítica da história com a seguinte pergunta: “devemos apenas comemorar a abolição da escravidão ou também refletir sobre as desigualdades persistentes e o legado histórico da escravidão?”

“A encenação emocionou os presentes ao ilustrar os desafios enfrentados pelos afro-brasileiros durante séculos e celebrar os passos rumo à liberdade. Essa atividade não apenas reviveu um momento crucial da história brasileira, mas também incentivou uma reflexão profunda sobre as lutas e conquistas dos afrodescendentes”, afirmou a professora.

 

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7706 / 3636-7707

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI