05/12/2023 16h49

Alunos de Itarana produzem panela de barro

Ação buscou transmitir os ensinamentos e técnicas utilizados na produção da tradicional panela de barro, reconhecida como patrimônio imaterial brasileiro.


Estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Alto Jatibocas, localizada no município de Itarana, participaram, na última sexta-feira (1º), de um projeto de valorização da cultura capixaba. A ação buscou, em especial, transmitir os ensinamentos e técnicas utilizados na produção da tradicional panela de barro, reconhecida como patrimônio imaterial brasileiro.

Durante a realização das atividades, os alunos fizeram a leitura e interpretação do texto "A panela encantada", da autora Soria Maria Rosseto. Também assistiram a vídeos de reportagens sobre o trabalho das paneleiras de Goiabeiras, bairro da cidade de Vitória. Em seguida, em uma roda de conversa, debateram sobre o assunto da confecção da panela de barro, bem como o conceito do trabalho da associação.

Após essa etapa didática, com o auxílio de familiares, os estudantes documentaram, por meio de fotos, todo o processo de produção das panelas de barro, incluindo o preparo do prato típico feito com a panela, a moqueca capixaba.

Segundo a professora de Língua Portuguesa Jandira Kester Detmann, a iniciativa não se limitou a uma atividade educacional. “Foi uma experiência de brincar e aprender, conectando tradição e conhecimento de maneira única”, disse.

A diretora da Escola, Luzineti Marquez Coan, destacou que o envolvimento ativo dos alunos e de suas famílias reforçou a importância da unidade como agente de integração cultural, promovendo um diálogo enriquecedor entre as tradições capixabas e o ambiente escolar.

Informações à Imprensa:
Comunicação da Sedu
Íris Carolina/ Geiza Ardiçon

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI