Alunos de Vila Velha produzem documentários sobre integração entre educação e comunidade
Ação faz parte do projeto intitulado "História, Memória e Territorialidade da Grande Terra Vermelha".
Os professores da área de Ciências Humanas da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Mário Gurgel, localizada em Vila Velha, elaboraram o projeto intitulado "História, Memória e Territorialidade da Grande Terra Vermelha". A ideia surgiu da intenção de criar a integração entre território e espaço escolar, em um processo educativo, a fim de propiciar oportunidades de aprendizado para os jovens e fomentar a inovação, por meio do programa Escola do Futuro.
Os professores utilizaram a metodologia “Aprendizagem Baseada em Projetos”, com recursos de registros audiovisuais para a realização da produção de um acervo memorialístico em audiovisual produzido pelos estudantes. O material abordou a importância regional, a apropriação do território, as lutas e histórias da comunidade e os fatos marcantes da Região da Grande Terra Vermelha, localidade onde a escola está inserida.
Para o professor Rodrigo Campos, o uso do território como campo de pesquisa com base em diversas áreas do conhecimento, como Língua Portuguesa, Geografia, História, entre outras, é a chave para um aprendizado mais significativo. “Isso permite que os alunos estudem, na prática, conceitos abstratos e complexos”, disse o docente.
O projeto também teve como intuito desenvolver nos estudantes um senso de pertencimento ao local onde vivem e estudam. “A educação é um processo em que os estudantes também aprendem a viver e a ser cidadãos”, pontuou o professor João Nolasco.
O projeto foi idealizado pelos professores Felipe Garcia, João Nolasco, Juliano Melo e Rodrigo Campos. “Estudantes, seus responsáveis, professores e profissionais da Educação precisam se ver como parte de uma comunidade, um coletivo, e a escola precisa reconhecer que tem uma missão: ser uma instituição que faça sentido para todos”, disse o coordenador pedagógico Elias Carvalho Junior.
Escola do Futuro
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), implementou a certificação Escola do Futuro, que visa a fomentar a inovação nas escolas, vinculando projetos pedagógicos à transformação de características físicas, estéticas e tecnológicas.
Estão certificadas como “Escola do Futuro” o CEEFMTI Pastor Oliveira de Araújo, em Vila Velha; a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Mario Gurgel, em Vila Velha; a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Hunney Everest Piovesan, em Cariacica; a EEEFM Major Alfredo Pedro Rabaioli, em Vitória; e a EEEFM Marinete de Souza Lira, na Serra.
Assista aos vídeos produzidos pelos estudantes sobre o assunto:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Geiza Ardiçon
gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706