21/02/2019 17h00 - Atualizado em 21/02/2019 17h37

Programa de monitoria estimula voluntariado entre alunos da rede estadual

Quem aprende e busca repassar os conhecimentos para outras pessoas aprende ainda mais e, o melhor, consegue fazer, de alguma forma, a diferença na vida de alguém. É essa a vivência dos alunos que participam do Programa de Monitoria Voluntária Estudantil, da Secretaria de Estado da Educação (Sedu). Nas escolas da Rede Estadual vários alunos já são voluntários e quem quiser ter essa experiência pode procurar pela secretaria da escola onde estuda.

Na biblioteca, nos laboratórios de Informática, Física, Química, Matemática, Biologia e Artes, por exemplo, o aluno voluntário repassa adiante os seus conhecimentos para outros colegas de escola ou pessoas da própria comunidade. O objetivo é que essa atividade seja desenvolvida no horário contrário ao de aula do estudante e que funcione como um apoio ao professor no processo de ensino aprendizagem de outros estudantes.

Os voluntários também podem desenvolver projetos sociais, bem como atividades socioeducativas e esportivas, sempre com o apoio do professor. Toda essa dedicação tem um retorno, eles recebem o reconhecimento da Sedu por meio de certificação. “É importante destacar que esse aluno, que necessariamente precisa desenvolver a monitoria voluntária por 40 horas ao longo de um ano letivo, recebe a certificação pelas ações realizadas. Este documento ajuda, inclusive, futuramente, este aluno no mercado”, disse a gerente de Ensino Médio da Sedu, Andrea Guzzo.

Serviço

Quer ser voluntário na sua escola? Procure pela secretaria da unidade de ensino.

Texto: Geiza Ardiçon

Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Emanoele Rocha/ Caê Guimarães
(27) 3636-7705 / 7706 / 7707
mmczanotelli@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br/ecsrocha@sedu.es.gov.br/ celguimaraes@sedu.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI