23/12/2019 16h59

Atividades do ‘Projeto de Vida’ despertam novas perspectivas para alunos do Sistema Prisional

Durante os meses de outubro e novembro, os alunos internos da Penitenciária Estadual de Vila Velha (PEVV3), na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Cora Coralina, em Vila Velha, participaram das atividades do Projeto de Vida. Os professores que ministraram as atividades participaram de um treinamento e contaram com orientação e supervisão da pedagoga Gabriela de Souza.

De acordo com a equipe pedagógica, uma das características dos internos é chegar ao Sistema Prisional sem uma perspectiva de vida, e o projeto desenvolvido na escola proporciona ao aluno uma nova visão de si mesmo e a possibilidade de fazer algo simples e que muitos nunca fizeram: sonhar.

A professora de Matemática, Adriana Messias, enfatizou que o Projeto de Vida também visou humanizar o trabalho da Educação dentro da unidade penitenciária. “Trabalho no sistema prisional desde 2013, posso relatar que o Projeto de vida me deu uma nova perspectiva de olhar humano no âmbito da Educação”, disse.

Ela ainda acrescentou que conseguiu compreender que muitos alunos privados de liberdade nunca planejaram uma realidade de vida. “Muitos nunca foram crianças e não tiveram nem oportunidade de ser criança. Me fez repensar que as escolhas te levam para caminhos bons e ruins, porém muitos nunca tiveram opções de escolhas, pensavam que sonhos não existem, que a vida não tem sentindo”, comentou.

Informação às escolas:

Sugestões de notícias devem ser enviadas para o e-mail pauta@sedu.es.gov.br

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon

(27) 3636-7705/ 7706/ 7766/ 7888

 mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/gardicon@sedu.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI