Aula de Biologia em Colatina ganha dinamismo por meio de Tertúlia Científica
A produção de uma salada de frutas foi o método usado para o estudo da fixação do carbono.
Com objetivo de estimular a leitura científica, a escola de Tempo Integral Conde de Linhares, em Colatina, inseriu a discussão de artigos científicos nas aulas de Biologia de uma forma diferente. Os estudantes da primeira série do Ensino Médio debateram sobre a fixação de carbono realizada pelos vegetais, saboreando uma salada de frutas feita por eles mesmos.
Utilizando a metodologia da tertúlia científica, a professora Monique Perini buscou relacionar o conhecimento científico aos conteúdos de Biologia de forma atrativa. A ideia foi inserir no cotidiano dos estudantes as leituras de cunho científico. “O objetivo é justamente incentivar a participação dos alunos, instigando o pilar ‘conhecer por meio de habilidades’ para além do âmbito acadêmico tradicional tornando o ambiente de aprendizagem agradável”, disse.
Para o estudante João Paulo Richa Fardin Valssori essa forma de ensinar estimula a curiosidade. “A partir do artigo lido, ficamos ansiosos para perceber e degustar as frutas, pois passei a entender os seus valores nutritivos, seus sabores diferenciados e vivenciar a teoria lida na prática, assimilamos melhor os conceitos”, afirmou.
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