07/06/2022 13h34

CEIER de Vila Pavão promove atividades sobre meio ambiente

Público-alvo da ação é composto por estudantes do Ensino Médio Integrado ao curso técnico em Agropecuária.

O Centro Estadual Integrado de Educação Rural (CEIER) de Vila Pavão está promovendo atividades sobre o meio ambiente, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que aconteceu no último domingo (05). O público-alvo é composto por estudantes do Ensino Médio integrado ao curso técnico em Agropecuária. O objetivo da ação é aprofundar as reflexões em torno das questões ambientais.

Entre as atividades propostas, está a construção de uma trilha em uma área de reflorestamento. “O local do reflorestamento era uma lavoura de café conilon e, por ficar situado na cabeceira de uma represa, na década de 1990, a lavoura foi retirada e foram plantadas árvores com a intensão de reflorestar. Hoje, existem mais de 15 espécies diferentes de árvores da Mata Atlântica, servindo de abrigo para muitos animais e aves da região”, disse o coordenador de curso Claudiney Helmer.

A escolha do local para construir a trilha foi pensada devido à facilidade de acesso, pois fica próximo da unidade escolar. A trilha está sendo chamada de “Trilha da Formiga”, por conter um plantel desses animais naquele espaço.

“Outra atividade foi a descoberta de uma nascente no meio da plantação de açaí. Isso facilita a visita tanto de estudantes e funcionários da escola quanto dos estudantes de outras escolas, além da comunidade”, ressaltou Claudiney Helmer.

“É muito gratificante ver nos olhos dos meninos e meninas a alegria de uma atividade prática, em que é proporcionado ao estudante aplicar as habilidades e competências aprendidas, em contato com a natureza”, disse a diretora do CEIER de Vila Pavão, Elisangela Toretta Zen.

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata