29/08/2024 14h33 - Atualizado em 29/08/2024 14h35

Centros Estaduais da EJA geram oportunidades para retomada e conclusão de estudos

 

“O CEEJA é uma porta de oportunidades”. É com essa afirmação que a estudante do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA) Vitória, Cícera Nunes do Nascimento, 59 anos, retrata o local onde ela conseguiu retomar os estudos. A aluna, atualmente, está no Ensino Fundamental I e segue com dedicação e entusiasmo para conseguir avançar, até concluir o Ensino Médio. Assim como a Cícera, outros estudantes são atendidos pelos quatro CEEJAs da Secretaria da Educação (Sedu).

O CEEJA Vitória faz parte do grupo de quatro CEEJAs da Rede Estadual de ensino. Os demais estão localizados nas Superintendências Regionais de Educação (SREs) de Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e Linhares. Nestes centros, a oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA) é por meio da metodologia de ensino semipresencial com orientação pedagógica individual e em pequenos grupos e estão reestruturados pela Portaria Nº 183-R de 25 de agosto de 2023. Essa forma de oferta da EJA se configura na matrícula por componente curricular (disciplinas) que o/a estudante deseja cursar.

Os CEEJAs são instituições públicas dedicadas a oferecer educação inclusiva, flexível e adaptada às necessidades de jovens e adultos que buscam concluir seus estudos. Para estudar em um destes CEEJAs, os interessados podem efetivar matrícula durante todo o ano. Entre os benefícios em estudar em um dos CEEJAs está a autonomia nos estudos, o atendimento personalizado, o ensino semipresencial e o desconto no passe escolar em 50%. Há orientação pedagógica, avaliações diagnósticas e individualizadas de acompanhamento personalizado, apostilas e plataformas de estudos.

A gerente da Educação de Jovens e Adultos da Sedu, Mariane Berger, enfatiza que os CEEJAs ofertam a EJA semipresencial como mais uma possibilidade para que jovens e adultos acessem a escola e concluam seus percursos formativos. “Por ofertar a EJA semipresencial pode atrair mais estudantes que organizam seu cronograma de estudos a partir de suas atividades laborais, dentre outras. Há uma flexibilidade, sobretudo, para trabalhadores que não conseguem estar na escola todos os dias presencialmente”, afirmou.

"O CEEJA é um lugar onde posso me sentir igual aos outros, com a dignidade de poder competir e crescer. Para mim, o CEEJA é uma escola única, um espaço acolhedor e preparado especialmente para nós que não tivemos a chance de terminar nossos estudos. Cada pessoa que entra aqui sai renovada, como uma nova versão de si mesma. Estou no Ensino Fundamental I agora, mas já me vejo terminando o Ensino Médio em breve e terei muito orgulho de dizer que completei meus estudos aqui”, pontuou Cícera Nunes do Nascimento.

 

NEEJA 

Além dos quatro CEEJAs, a Rede Estadual de ensino oferta também a EJA semipresencial em 22 Núcleos Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (NEEJAs), com metodologia semelhante.

 

 

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI