24/11/2020 17h10 - Atualizado em 25/11/2020 10h44

Comissão de Estudos Afro-brasileiros da Sedu realizou formação nesta terça-feira (24)

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Gerência de Educação do Campo, Indígena e Quilombola (GECIQ), realizou, nesta terça-feira (24), a formação “Perspectivas para a Educação capixaba: diálogos para uma Educação antirracista”. A ação faz parte das ações desenvolvidas pela Comissão de Estudos Afro-brasileiros (Ceafro), em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado na última sexta-feira (20).

"Por meio das formações realizadas, esperamos enquanto equipe gestora, fomentar práticas pedagógicas para enfrentamento do racismo, do preconceito e da discriminação no ambiente escolar. As ações integram as estratégias pensadas para o Programa de enfrentamento ao racismo na Rede Estadual de Ensino", disse Valquíria Santos Silva, gerente da GECIQ.

O evento contou com a participação de professores e estudiosos da temática-étnico-racial: Sérgio Pereira dos Santos, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Paulo Alberto dos Santos Vieira, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat); Nelma Gomes Monteiro, da Faculdade Europeia de Vitória (FAEV) e atuante no Movimento Negro Capixaba.

Foram discutidos temas relevantes para a desconstrução de práticas discriminatórias e preconceituosas no cotidiano escolar. Para dialogar sobre a temática convidamos as equipes escolares e os técnicos das Superintendências Regionais de Educação (SRE), que podem contribuir efetivamente na construção de ações pedagógicas para o enfrentamento ao racismo estrutural e institucional, visando à promoção da igualdade racial, a inclusão e o reconhecimento das diversidades dos estudantes negros e negras matriculados na Rede Estadual de Ensino.

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata
(27) 3636-7705 / 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br / sccanal@sedu.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI