05/07/2023 11h40

Desenvolvimento tecnológico é tema de projeto em escola de Guaçuí

O objetivo é despertar nos estudantes a vocação para a ciência.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Antônio Carneiro Ribeiro, localizada em Guaçuí, está desenvolvendo atividades por meio do projeto "Síntese de novos materiais a partir de resíduos como tema para abordagem dos conceitos de desenvolvimento tecnológico sustentável no Ensino Médio". O projeto tem por objetivo despertar nos estudantes a vocação para a ciência e o desenvolvimento tecnológico, bem como para ações de inovação.

As atividades contemplam práticas pedagógicas desenvolvidas semanalmente na escola; atividades de estudo, em casa; e atividades de laboratório na escola e na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) – Campus Alegre. As práticas contam com relações com os componentes curriculares e possibilitam o aprofundamento de conhecimentos atrelados à Ciência Natural, de modo especial, à Química.

O projeto é coordenado pela professora Luciene Paula Roberto Profeti, com a colaboração da professora Audrei Juliana Zeferino Vogel e do professor Carlos Eduardo Lino de Oliveira Miranda.

Na última quinta-feira (29), foi realizada a primeira atividade nas instalações da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) – Campus Alegre. Estavam presentes a equipe de professores e um grupo de estudantes, que tiveram a oportunidade de conhecer um dos laboratórios utilizados no curso de Química (Licenciatura) e realizar experimentos, a fim de discutir e compreender o método científico como procedimento atrelado à produção de conhecimentos humanos.

“A experiência foi inaugural para o grupo de estudantes, que teve a oportunidade de aprofundar conhecimentos abordados na escola, de conhecer as instalações e de viver parte da rotina universitária, como, por exemplo, almoçar no restaurante universitário. Ainda tivemos contato com estudantes da pós-graduação e compartilhamos informações a respeito das políticas e programas de ingresso e permanência na Universidade”, contou a professora Luciene Paula Roberto Profeti.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Íris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI