Aula de campo reforça aprendizado sobre flora e fauna em Governador Lindenberg
O alunos conheceram o jequitibá-rosa, árvore que é símbolo do Espírito Santo.
Os alunos da Escola Professor Santos Pinto, em Governador Lindenberg, região centro-oeste do Estado, como parte do projeto de extensão, foram a campo conhecer mais sobre a fauna e flora capixaba, em especial o jequitibá-rosa, árvore símbolo do Espírito Santo e uma das maiores da flora brasileira.
Durante a aula de campo, os estudantes realizaram uma pesquisa cientifica sobre a biodiversidade da região, observaram os impactos ambientais decorrentes da degradação da vegetação. Eles também construíram um guia didático da rota do jequitibá e, para identificar o tipo de solo, foram coletadas amostras. Em outro momento, os alunos conheceram rios, lagoas e nascentes.
A aluna Joana Castelan Leonardelli, da 1º série do Ensino Médio, afirmou que a aula de campo somou ao aprendizado. “Foi uma experiência incrível. Realizamos vários trabalhos de toda forma possível e aproveitamos muito cada lugar que visitamos”, disse.
A professora de Biologia Micherlle Sian Dalfior destacou que a aula de campo oportuniza experiências significativas. “Nós, professores, necessitamos abrir o nosso olhar e os de nossos alunos para uma concepção crítica do processo educativo. Não se aprende só dentro de sala de aula. Com criatividade e trabalho coletivo podemos usar espaços que passam despercebidos aos nossos olhos, como esses jequitibás que existem em nosso município e não são reconhecidos por nossos alunos e professores”, destacou.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
3636-7705 / 7706 / 7707
mmczanotelli@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br