21/09/2021 16h11

Equipes da Apoie realizam fóruns com temáticas do Setembro Amarelo

As equipes que compõem a Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar (Apoie), das Superintendências Regionais de Educação (SRE), realizaram fóruns com temáticas voltadas para a campanha Setembro Amarelo.

A assistente social Janielle Costa Silveira Ferreira e a psicóloga Neila de Oliveira Cabral, que compõem a equipe Apoie SRE Vila Velha, organizaram, na última terça-feira (14), o I Fórum Diálogos, com o tema “Prevenção do Suicídio: Falar é Melhor”. O encontro foi on-line e contou com a participação da psicóloga Sônia Reis.

Na SRE de Cachoeiro de Itapemirim, a dupla psicossocial composta pela assistente social Emanuela Machado de Souza e a psicóloga Lilia dos Santos Souza conduziu, na última sexta-feira (17), o Fórum Virtual "Setembro Amarelo: Mês de Prevenção ao Suicídio", com o intuito de promover um momento de reflexão acerca da valorização da vida.

Ainda na sexta-feira (17), a equipe Apoie SRE Barra de São Francisco, formada pela assistente social Gabriella Fraga de Oliveira e pelo psicólogo Weverton Curty, promoveu um encontro on-line, com o tema “Setembro Amarelo: Reconhecendo Sinais de Alerta”. O evento teve como convidado especial o médico psiquiatra Túlio Schepierski.

Na Apoie da SRE Nova Venécia, a assistente social Luana Costa Spamer e a psicóloga Diana de Oliveira Silva realizaram, nessa segunda-feira (20), o II Fórum Diálogos, com o tema “Promoção de Saúde e Prevenção do Suicídio no Contexto Escolar”. O encontro foi realizado de forma virtual e contou com a participação do psicólogo André Motta do Livramento.

Os fóruns estão previstos enquanto atividades das equipes Apoie SREs, no Eixo Prevenção e Diálogos, visando a proporcionar espaços para a discussão e a construção, de forma coletiva, de estratégias frente às demandas psicossociais que emergem no cotidiano escolar.

Apoie

A Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar (Apoie) foi criada pela Secretaria da Educação (Sedu), com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento intelectual, emocional e social dos alunos, além da atuação de uma equipe de profissionais na promoção de ações psicossociais no cotidiano escolar.

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata