Escola Antônio Carneiro Ribeiro desenvolve práticas inclusivas em aulas de Geografia com uso de maquetes
A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Antônio Carneiro Ribeiro, localizada em Guaçuí, realizou o projeto “Práticas Educativas Inclusivas e Equidade na Disciplina de Geografia com Maquetes”, que teve como objetivo promover o aprendizado colaborativo entre os estudantes da turma regular e os alunos atendidos pela Sala de Recursos do Atendimento Educacional Especializado (AEE).
O tema escolhido “Espaço Urbano e Rural”, buscou aproximar os estudantes da compreensão sobre as diferentes categorias de espacialidade geográfica, aliando teoria e prática por meio da construção de maquetes com materiais recicláveis.
O trabalho foi desenvolvido em três etapas: uma aula expositiva dialogada sobre o desenvolvimento territorial e o raciocínio geográfico; uma atividade prática de confecção das maquetes; e uma apresentação final, em que os grupos explicaram os conceitos trabalhados e refletiram sobre o processo de aprendizagem.
“Aprendemos bastante sobre o espaço rural e sua importância como fonte de matéria-prima para as cidades. Foi bom perceber que posso interagir e aprender junto com meus colegas”, contou o estudante Heitor Machado Lomba Veiga Polido, participante do AEE.
De acordo com o professor Damião Fagundes, o projeto reafirmou o compromisso da escola com a educação inclusiva: “As práticas inclusivas demonstram que a aprendizagem se torna mais significativa quando todos participam e contribuem com suas experiências. As maquetes possibilitaram que os estudantes visualizassem o conteúdo e percebessem a Geografia como algo vivo e acessível.”
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888 / 3636-7707