Escola Bananal desenvolve atividade relacionada ao Design Thinking
A técnica está sendo usada desde 2018.
Alunos da 1ª série do Ensino Médio Integrado Técnico em Agronegócio da Escola Bananal, situada no município de Rio Bananal, estão realizando diversas atividades referentes ao design thinking, que é o conjunto de ideias para abordar problemas relacionados a futuras aquisições de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções. Em outra ação, os alunos realizaram uma blitze ambiental.
De acordo com a coordenadora do curso, Catiene de Oliveira Domingues Costa, o design thinking tem o objetivo de estimular os alunos a cuidar da escola, que é um espaço comum. Segundo ela, por meio das atividades, os estudantes estão conhecendo a realidade do espaço escolar, as angústias, os anseios e as perspectivas dos colegas, professores e todos os profissionais do ambiente escolar.
“É importante sentir de perto e trabalhar a empatia nestes discentes. Assim terão um olhar mais empático pelo local que irão viver os três anos do ensino médio, além de propor ações e soluções de forma prática para melhoria da escola. O estudante participa como formador de conhecimento e não apenas como receptor de informação. O trabalho tem como premissa o design centrado em humanos, que contempla as necessidades individuais. Não existe uma única forma correta de aplicá-lo. O que existe são etapas a serem exploradas como processo de resolução de problemas”, afirmou.
Outra Ação
Em outra ação, nessa quarta-feira (05), a turma do Ensino Médio Integrado Técnico em Agronegócio, realizaram uma blitze ambiental, com o grito de “Pare e plante: cultive está ideia" e da doação de 180 mudas de árvores nativa à população. A professora Catiene Costa explica que este projeto é desenvolvido desde 2014, quando o município passou por momento crítico de crise hídrica.
“O professor Domingues Costa e a direção da escola têm acreditado nesta causa. Entendemos que pequenas ações podem sim mudar uma cultura. São nossos estudantes o futuro desta nação. Temos a satisfação de saber que muitas das mudas doadas em 2014 hoje embelezam a cidade, serve como ar condicionado natural, diminuir a poluição do ar, etc. Nas pequenas atitudes transformarmos nossas rotinas, comportamentos e adotarmos o consumo consciente de bens e produtos”, defendeu a coordenadora do curso.
Texto: Mirela Marcarini
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705/ 7706/ 7766/ 7888
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br