23/04/2025 11h53

Escola de Alegre promove projeto de combate ao bullying nas escolas

A iniciativa busca estimular a empatia e o respeito entre os alunos.

Na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professora Célia Teixeira do Carmo, localizada em Alegre, o silêncio dos corredores foi substituído por rodas de conversa e cartazes coloridos com mensagens de empatia. O motivo é uma iniciativa da professora Tereza Cristina Barbosa da Silva que busca fazer a diferença na prevenção do bullying entre crianças e adolescentes.

O projeto “Não faça bullying, faça amigos!” teve como objetivo estimular a empatia e o respeito entre os estudantes, conscientizando sobre as consequências do bullying na vida das vítimas e também de quem o comete. Além disso, de acordo com a professora responsável, a atividade também buscou incentivar compromissos individuais e coletivos para a promoção de um ambiente harmonioso.

Em uma roda de conversa, os alunos utilizaram uma “caixa da reflexão”, de onde podiam retirar perguntas importantes para o tema e debatê-las em grupo. Durante as conversas, eles foram incentivados a pensarem em soluções para os problemas abordados. Para finalizar a dinâmica, cada estudante recebeu um “cartão de compromisso pessoal” e escreveu nele uma ação positiva para realizar, como, por exemplo, respeitar as diferenças.

“A escola tem um papel fundamental na formação de valores nas crianças. O projeto busca promover a reflexão e a conscientização sobre esse problema, incentivando o respeito e a empatia entre os alunos. Por meio das atividades propostas, percebi que os alunos compreenderam a importância de suas atitudes no cotidiano, contribuindo para um ambiente escolar mais harmonioso e acolhedor”, comentou a professora Tereza Cristina Barbosa da Silva.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosede@sedu.es.gov.br

Deborah Hemerly

dahfialho@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7706 / 3636-7707

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI