Escola de Alegre promove projeto de combate ao bullying nas escolas
.jpeg?v=638810060431684940)
A iniciativa busca estimular a empatia e o respeito entre os alunos.
Na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professora Célia Teixeira do Carmo, localizada em Alegre, o silêncio dos corredores foi substituído por rodas de conversa e cartazes coloridos com mensagens de empatia. O motivo é uma iniciativa da professora Tereza Cristina Barbosa da Silva que busca fazer a diferença na prevenção do bullying entre crianças e adolescentes.
O projeto “Não faça bullying, faça amigos!” teve como objetivo estimular a empatia e o respeito entre os estudantes, conscientizando sobre as consequências do bullying na vida das vítimas e também de quem o comete. Além disso, de acordo com a professora responsável, a atividade também buscou incentivar compromissos individuais e coletivos para a promoção de um ambiente harmonioso.
Em uma roda de conversa, os alunos utilizaram uma “caixa da reflexão”, de onde podiam retirar perguntas importantes para o tema e debatê-las em grupo. Durante as conversas, eles foram incentivados a pensarem em soluções para os problemas abordados. Para finalizar a dinâmica, cada estudante recebeu um “cartão de compromisso pessoal” e escreveu nele uma ação positiva para realizar, como, por exemplo, respeitar as diferenças.
“A escola tem um papel fundamental na formação de valores nas crianças. O projeto busca promover a reflexão e a conscientização sobre esse problema, incentivando o respeito e a empatia entre os alunos. Por meio das atividades propostas, percebi que os alunos compreenderam a importância de suas atitudes no cotidiano, contribuindo para um ambiente escolar mais harmonioso e acolhedor”, comentou a professora Tereza Cristina Barbosa da Silva.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosede@sedu.es.gov.br
Deborah Hemerly
(27) 3636-7706 / 3636-7707