Escola de Alegre promove visita técnica na Vila do Café
O objetivo foi empregar uma abordagem dinâmica na aprendizagem permitindo que os estudantes acompanhassem de forma prática o conteúdo adquirido em sala de aula.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) José Corrente, localizada no município de Alegre, que tem o selo Escola do Futuro, promoveu, na terça-feira (05), uma visita técnica a Vila do Café, situada no mesmo município. Ao longo do dia, os estudantes tiveram a oportunidade de entender de forma mais abrangente os princípios teóricos previamente estudados em sala de aula, relacionados ao desenvolvimento das plantas, a composição do solo e aos métodos de cultivo.
Segundo a professora de Agronegócio, Alixelhe Pacheco, a experiência não apenas complementou o aprendizado, mas também estimulou o interesse dos alunos pela matéria. “O engajamento dos alunos durante a realização da aula prática e os comentários pós aula, já revelam o quanto a prática contribuiu de forma significativa para o aprendizado dos alunos e para a fixação dos conhecimentos teóricos”, relatou.
“A nossa aula prática foi incrível, pois conseguimos aprender e termos uma experiência que nunca tivemos. Pois com aulas práticas conseguimos entender o principal e aprender com mais facilidade”, concluiu o estudante, Endriw Neto Resende, da 3º Série do Ensino Médio.
Escola do Futuro
O Programa Escola do Futuro é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), que propõe o desenvolvimento da Cultura Digital por meio de metodologias inovadoras e o uso de tecnologias educacionais no cotidiano escolar.
A Escola do Futuro está inserida num conjunto de ações implementadas pela Sedu para a oferta de uma educação mais atual, integral e inovadora, alinhadas à legislação educacional vigente e com a garantia do pleno desenvolvimento da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e do Currículo do Espírito Santo na Rede Pública Estadual de Ensino. Um dos principais objetivos do Programa Escola do Futuro é colaborar para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais.