Escola de Alto Rio Novo trabalha metodologias diferentes em estudos de Literatura
O objetivo foi contextualizá-las com a contemporaneidade.
O conteúdo dos estudos em Literatura Brasileira é apresentado em um paralelo entre o período estudado e a realidade atual na Escola Estadual Pastor Antônio Nunes de Carvalho, em Alto Rio Novo. A metodologia é aplicada com os alunos do 3º ano.
Durante a última semana do mês de junho, como culminância deste trabalho de pesquisa sobre importantes obras, os estudantes produziram conteúdos na forma de cartazes, textos e vídeos. O objetivo foi contextualizá-las com a contemporaneidade.
Segundo a professora responsável pela atividade, Gilda de Almeida Bastos, “as expectativas das discussões foram superadas, pois, em vários momentos, o sentido de palavras como ‘empatia’, ‘altruísmo’ e ‘alteridade’, dentro do contexto das obras estudadas por eles, foram colocados pelos alunos como necessários aos dias atuais”, disse.
O Modernismo foi um movimento cultural, artístico e literário que, em sua segunda fase, chamado de “Romance de 30”, foi marcado, na literatura, por obras tipicamente regionalistas e engajadas com causas sociais. Nesta fase, se destacaram as obras “Vidas secas”, de Graciliano Ramos, e “O quinze”, de Raquel de Queiroz. Ambas narravam as mazelas sofridas pelo povo nordestino provocadas pela seca intermitente e o descaso das autoridades.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705 / 7706
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br