Escola de Cariacica desenvolve projeto sobre empreendedorismo e empregabilidade
O objetivo da iniciativa é desenvolver uma consciência crítica sobre o mundo do trabalho e seus desafios.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Theodomiro Ribeiro Coelho, localizada em Cariacica, desenvolveu com os alunos o projeto “Emprega Aí”, que trabalha conceitos de empreendedorismo e empregabilidade. O objetivo da iniciativa é desenvolver uma consciência crítica sobre o mundo do trabalho e seus desafios, que vêm se intensificando a cada ano.
O projeto foi dividido em algumas etapas, cujos resultados foram compilados e apresentados em um seminário, nessa terça-feira (1º). No primeiro momento, os estudantes tiveram dois encontros com profissionais que abordam essas temáticas. O primeiro encontro foi com o Dr. William Panterlini Filho, advogado especialista em direito do trabalho; o segundo, com Paulo Raul, profissional da área de empreendedorismo do SEBRAE.
Na segunda etapa da iniciativa, os educandos visitaram a fábrica de biscoitos Claids, localizada em Santa Teresa, o que ofereceu aos alunos uma oportunidade única de vivenciar esses conceitos na prática. Durante a visita, eles puderam observar o funcionamento de uma empresa em tempo real, compreender as etapas do processo produtivo e identificar as competências e habilidades exigidas no mercado de trabalho.
Após a visita pedagógica, eles puderam entrevistar, na cidade de Santa Teresa, alguns comerciantes, obtendo valiosos ensinamentos sobre o empreendedorismo e seu funcionamento na prática. Para concluir, foi feita uma visita ao Buda Gigante, em Ibiraçu, com o objetivo de analisar o comércio desenvolvido em torno desse patrimônio histórico. No local, alguns estudantes entrevistaram comerciantes locais e relataram a importância e os desafios do comércio na região.
Segundo a escola, com o projeto foi possível entender como identificar oportunidades, resolver problemas de maneira criativa e pensar de forma estratégica, aspectos fundamentais tanto para a vida profissional quanto para o desenvolvimento pessoal.
“Sabemos que muitos dos nossos estudantes do Ensino Médio já estão inseridos no mercado de trabalho, enquanto outros estão prestes a dar esse passo. Por isso, essa iniciativa surgiu como uma oportunidade para aqueles que desejam empreender, abrir seu próprio negócio ou, ainda, sair da inexperiência e se apropriar das exigências e oportunidades que o mercado atual oferece. Ver os alunos se preparando para o futuro, com o conhecimento necessário para enfrentar os desafios do mundo dos negócios, foi uma experiência gratificante e que reforça a importância de projetos como este em suas trajetórias”, comentou a professora Karen Ketlem Moraes Neves.
“Achei interessante porque demonstra que, para se ter um grande negócio, não é necessário começar com uma estrutura perfeita, mas sim iniciar com os recursos disponíveis, desde que haja dedicação, amor e foco. Independentemente de criarmos ou não um empreendimento, o mais valioso foi vivenciar na prática que é preciso determinação, destreza e força de vontade para alcançar seus objetivos”, afirmou a estudante Jainy Jhennyfe Barreto Santos.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707