01/09/2021 10h50

Escola de Cariacica realiza live com temas 'Violência Doméstica' e 'Discriminação Etária'

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Hunney Everest Piovesan, em Cariacica, realizou, ao longo do mês de agosto, dois encontros do Projeto “Momento Diálogos”, por meio de lives, abordando os seguintes temas: “Violência Doméstica: causas, prevenção e formas de enfrentamento” e “Etarismo: o que é, consequências e como combatê-lo”. O projeto é realizado pelo professor José Paulo Nascimento, por meio da disciplina Estudo Orientado.

Para tratar sobre a questão da violência doméstica, a EEEFM Hunney Everest Piovesan recebeu a advogada Caterine Rosa, que ressaltou a importância de escola tanto na identificação de possíveis vítimas de violência intrafamiliar, nos casos de crianças e adolescentes, quanto na ênfase, a partir do processo formativo, de que alguns comportamentos que violem a dignidade do outro não podem ser naturalizados. A advogada falou também sobre o Projeto "Helpme!", voluntariado que apoia mulheres que sofrem violência.  

Tratou ainda de aspectos da Lei Maria da Penha e ressaltou a importância da denúncia, do apoio às vítimas e da necessidade de mais do que intervenções jurídicas cabíveis, que é preciso tratar agressor e vítima. Caterine Rosa também alertou as educandas com o seguinte esclarecimento: “a única prova de amor que existe é o respeito”. 

Para discorrer acerca do etarismo, o convidado foi o professor doutor em Saúde Pública, Alexandre da Silva. O convidado enfatizou diversas questões vinculadas ao etarismo, ao preconceito e acerca do envelhecimento. Elucidou que a qualidade de uma vida longa, a relação entre idade biológica e idade cronológica e a revolução da longevidade para os indivíduos e para sociedade têm que ser analisada, bem como sofrem influência de diversos fatores, que vão desde políticas públicas a propósitos de vida. Esclareceu que a gerontologia não se resume às doenças do envelhecimento, mas que ela se ocupa de questões biológicas, psicológicas e sociais dos idosos. 

O professor José Paulo Nascimento, mentor do projeto, falou sobre os assuntos abordados pelos participantes do encontro. “O fato de vivermos num mundo em que há muita opinião e pouco argumento é de extrema importância que a escola propicie, aos sujeitos em formação o diálogo com especialistas que pesquisam um assunto a fundo. Não há espaço para achismos e urgimos combater a pseudociência. Outro compromisso que o projeto e a instituição assumiram é o combate a toda e qualquer forma de preconceito e violação da dignidade humana. Nesse sentido, cumprimos nossa missão ao longo do mês de agosto, trazendo para o campo do debate e da reflexão dois temas importantes”. 

Mais informações sobre o "Projeto Helpme!" podem ser encontradas no perfil do projeto no Instagram @projetohelpme, pelo telefone (12) 98213-3829, ou pelo e-mail projetohelpme.comunicacao@gmail.com. 

A próxima live já está programada. Será no dia 15 de setembro, com o tema “Língua Portuguesa: redescobrindo o poder e o prazer da palavra”, com a museóloga Juliana Pons. 

Acompanhe pelas redes sociais: 

Facebook: https://www.facebook.com/escolahunney 

Instagram: https://www.instagram.com/escolahunney/?hl=pt-br 

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata  

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI