22/11/2023 15h59

Escola de Cariacica realiza visita na Reserva Biológica Duas Bocas

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professor Augusto Luciano, localizada no município de Cariacica, realizou, na última terça-feira (14), uma visita técnica à Reserva Biológica Duas Bocas, também situada em Cariacica. O objetivo da ação foi fortalecer a conexão entre teoria e prática, proporcionando aos estudantes a consolidação dos conhecimentos adquiridos. Além disso, visou instigar a conscientização acerca da importância das unidades de conservação e da prática de preservação ambiental.

Durante a visita, os estudantes foram recebidos pela monitora Laisa Albuquerque, que conduziu os alunos a um auditório, onde tiveram a oportunidade de assistir a um vídeo sobre a história da reserva biológica. O vídeo abordou sobre a criação da reserva, explicou o conceito de Unidade de Conservação (UC) e delineou suas funcionalidades.

“Durante a atividade na reserva, foi possível ver conteúdos que os professores ensinam nas aulas de forma prática”, disse o estudante Bernardo de Araújo Ghisolfi, do 7° ano do Ensino Fundamental.

Posteriormente, os alunos foram direcionados ao salão que abriga animais empalhados, onde puderam contemplar espécies representativas da mata atlântica presentes na reserva. Entre as notáveis presenças estavam a jiboia, o bicho-preguiça, o lagarto teiú e outros animais. Essa etapa da visita permitiu uma experiência visual e educativa, aproximando os estudantes da biodiversidade que a reserva abriga, enquanto a monitora compartilhava informações adicionais sobre cada espécie observada.

“Nossos educandos puderam entender um pouco mais sobre conceitos, como o bioma que está inserido na reserva, a competição que existe entre os componentes da floresta, além de entender a dinâmica da ciclagem de matéria orgânica e a preservação de recursos naturais”, disse o professor de Ciências Edgar Calmon.

Texto: Thiago Mozzer

Comunicação da Sedu