Escola de Castelo promove xadrez como prática pedagógica
Esporte milenar auxilia no desenvolvimento de habilidades cognitivas dos estudantes.
A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Emilio Nemer, localizada no município de Castelo, promove o xadrez como prática pedagógica nas disciplinas de Educação Física, Artes e Inglês. Além de desenvolver a atividade, os estudantes foram estimulados a produzir seu próprio material, composto por tabuleiro e peças, a partir de objetos reciclados ou resinificados, bem como a elaboração de um glossário explicativo na Língua Inglesa.
A professora de Educação Física, Janaina Lubiana Altoé, uma das idealizadoras da atividade, destacou a importância do esporte milenar no desenvolvimento de habilidades cognitivas, tais como atenção, memória, raciocínio lógico, imaginação, percepção e concentração, e a transmissão de valores como o autocontrole e o respeito ao próximo.
“Apresentamos como proposta para a iniciação ao xadrez a construção pelos estudantes de um tabuleiro e peças de forma artesanal com material alternativo e ou reciclável e a produção de um manual ou um glossário a respeito das instruções e peças do chess, xadrez em Inglês”, disse a professora.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata
(27) 3636-7705 / 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br