Escola de Colatina estimula o conhecimento científico durante aulas de Biologia
Os alunos têm contato com a prática de um pesquisador, começando pela observação e formulação de uma hipótese até a real conclusão.
Os estudantes do Ensino Médio da escola de Tempo Integral Conde de Linhares, em Colatina, observaram na prática o impacto de diferentes tipos de poluições no desenvolvimento das plantas. Sob orientação da professora Monique Perini, eles analisaram a germinação de sementes em diferentes aspectos, de acordo com a ação de diferentes agentes poluentes.
Monique destacou que experimentos práticos aguçam o conhecimento crítico e científico dos alunos. “Muitos conhecem o efeito negativo da poluição nos ecossistemas, mas não conseguem relacionar conceitos teóricos e práticos”, disse.
No Laboratório de Ciências, os alunos puderam analisar, por meio de experimentos com sementes, a germinação em algodão com uso de substâncias que frequentemente contaminam ambientes terrestres e aquáticos como óleos e detergentes.
“Participar de aulas assim é muito prazeroso, porque aprendemos na prática como ser um pesquisador, começando pela observação e formulação de uma hipótese até a real conclusão”, disse Handerson Taylor Strey, aluno da 1ª série do Ensino Médio.
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