15/05/2019 13h54

Escola de Colatina prepara alunos com plano trimestral de redação para o Enem

Estudantes passam por simulados há mais de um ano na Escola de Tempo Integral Conde de Linhares

Através de um plano trimestral de redação, os alunos da Escola de Tempo Integral Conde de Linhares, localizada em Colatina, têm estudado o texto dissertativo-argumentativo com foco na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para motivar os alunos, a escola faz menção honrosa nas reuniões de pais e também nas aulas de Língua Portuguesa.

As turmas que neste ano estão na 3ª série do Ensino Médio, começaram os estudos ainda no ano passado, quando estavam na 2ª série. Entre as estratégicas estão pesquisas, análises de redações, troca de conhecimentos e também simulados, que acontecem a cada trimestre.

Segundo a professora Erica Gonçalves de Freitas, idealizadora da ação, o plano trimestral de redação tem o intuito de ampliar o repertório acadêmico e linguístico dos estudantes.

“A dissertação torna a estrutura do texto dissertativo-argumentativo familiar, de forma que, ao se defrontar com o tema da prova de redação do Enem, geralmente desafiador, não haja dificuldade de desenvolvê-lo adequadamente e ter um bom resultado”, disse Erica.

O aluno Osvaldo Andriezzi Dell Santo Filho é um dos mais empenhados e sempre alcança boa pontuação nos simulados. “É indiscutível que a composição de uma redação com excelência é uma habilidade indispensável para um bom desempenho no Enem. E a melhor forma de aprimorar nossas habilidades é exercitando por meios de testes e atividades curriculares. Posso afirmar que essas atividades me ajudaram a ampliar minhas competências em relação à escrita e são essenciais para minha formação”, relatou Osvaldo.

Para a estudante Aline Rocha, o plano trimestral de redação também tem se mostrado muito positivo. “Eu, particularmente, amo fazer redação. E graças aos planos mensais, consegui evoluir bastante, tanto na escrita quanto na fala. O plano com certeza me ajudará no Enem e conseguirei alcançar uma boa nota. É importante que os alunos tenham conhecimento de mundo, e ao escrever, crescemos intelectualmente também”, opinou.

Texto: Soraia Camata

Informações à imprensa: