22/11/2023 16h18 - Atualizado em 22/11/2023 17h07

Escola de Colatina realiza visita em associação de catadores de materiais recicláveis

Os alunos tiveram a oportunidade de compreender o ciclo sustentável, destacando a inclusão social e a importância da coleta seletiva.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Honório Fraga, localizada no município de Colatina, realizou, na última terça-feira (14), uma visita técnica à Associação de Catadores Colatinenses de Materiais Recicláveis (ASCCOR). A ação proporcionou aos estudantes uma compreensão detalhada do novo ciclo de Reciclagem e Coleta Seletiva Inclusiva nos sistemas de gestão de resíduos, destacando o papel dos catadores nesse contexto.

“O objetivo da atividade foi ampliar a abordagem em torno do gerenciamento dos resíduos sólidos, a partir das ações de Educação Ambiental, Coleta Seletiva, Reciclagem e a promoção social do catador enquanto sujeito ecológico”, ressaltou o professor de Geografia José Augusto Pires da Luz.

Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de compreender a dinâmica desse processo, que não apenas promove a sustentabilidade ambiental, mas também impulsiona a inclusão social e a equidade. Essa abordagem ampliou a compreensão dos estudantes sobre o sistema de gestão de resíduos sólidos no município de Colatina, evidenciando a importância da coleta seletiva e dos catadores na sociedade.

“Conhecer o trabalho dos catadores ampliou o nosso olhar em torno das questões políticas, ambientais e sociais dos resíduos em nossa cidade. Em nosso País, grande parte dos recicláveis é coletada pelas associações e catadores, que são profissionais representados, em sua grande maioria, por grupos sociais vulneráveis. É a oportunidade de entender a associação como um instrumento de equidade social”, disse o estudante Natanael Schultz Calot, da 3ª série do Ensino Médio.

Texto: Thiago Mozzer

Informações à Imprensa:
Comunicação da Sedu
Íris Carolina/ Geiza Ardiçon
gardicon@sedu.es.gov.br
(27)3636-7707/ 3636-7706/ 3636-7705

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI