Escola de Guarapari promove visita técnica à comunidade quilombola
Objetivo da ação foi proporcionar aos estudantes a oportunidade de conhecer as tradições da comunidade visitada.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Angelica Paixão, localizada no município de Guarapari, realizou, na última terça-feira (14), uma visita técnica à comunidade quilombola de São Mateus, situada no município de Anchieta. O objetivo da ação foi proporcionar aos estudantes a oportunidade de conhecer a comunidade com relação às tradições, história e à preservação da dança africana jongo.
Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de absorver a história de formação da comunidade e também de compreender os valores e o patrimônio cultural e imaterial, por meio de narrativas e da dança jongo.
O professor de História Elson Moraes dos Santos destacou que os estudantes participaram ativamente das atividades, entre elas dança e capoeira. “Foi uma experiência marcante para vivenciar a história de luta e resistência do negro no Espírito Santo, permitindo a compreensão de que ainda existem entraves na preservação de nossos valores culturais”, disse o professor.
Além da imersão na comunidade, os alunos foram guiados ao Santuário de São José de Anchieta, onde puderam aprender sobre a história da colonização do município que, à época, era denominado Reritiba. Essa oportunidade permitiu o aprimoramento dos conhecimentos dos estudantes, não só dos fatos históricos da colonização espírito-santense, como também observar a importância da preservação do patrimônio histórico material presente no Santuário.
“A minha experiência na visita técnica à comunidade quilombola de São Mateus foi enriquecedora. Desde o momento em que adentrei na comunidade, fui calorosamente recebido, com uma hospitalidade que evidencia a riqueza cultural e a forte coesão social presente no local”, disse o estudante Luís Filipe Tavares Sanglad, da 2ª série do Ensino Médio.
Texto: Thiago Mozzer
Informações à Imprensa:
Comunicação da Sedu
Íris Carolina/ Geiza Ardiçon
gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7707/ 3636-7706/ 3636-7705