Escola de Guarapari resgata história e cultura do congo na região
O projeto, que contou com a produção de um minidocumentário, fez parte das atividades da disciplina eletiva “Vamos dançar o congo: diálogos sobre a cultura local”.
Estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Dr. Silva Mello, localizada em Guarapari, produziram um minidocumentário sobre as histórias das bandas de congo no município. O projeto fez parte das atividades do primeiro trimestre da disciplina eletiva “Vamos dançar o congo: diálogos sobre a cultura local”, ministrada pelas professoras Thiara Bernardo Dutra e Gabriely Santana.
A eletiva teve o objetivo de resgatar a história do congo em Guarapari e promover o contato dos educandos com essa manifestação cultural, que constitui o patrimônio capixaba. Foram realizadas entrevistas com representantes locais, uma oficina e também uma aula de campo nas comunidades de Mucambo e Rio Claro, onde se encontram duas das bandas de congo mais tradicionais do município.
As atividades buscaram a compreensão dos alunos sobre o congo na prática, sobre os instrumentos e sua confecção, sobre a importância do congo para as comunidades tradicionais, bem como a oportunidade de exercitar as habilidades técnicas em uma produção audiovisual.
De acordo com as professoras responsáveis, as ações permitiram o contato com uma comunidade tradicional quilombola e proporcionaram um olhar mais humano sobre o congo, visto que é uma manifestação cultural que faz parte da história de vida de uma comunidade inteira.
A estudante Erika Gomes Nunes gostou da iniciativa. “A aula de campo feita pela eletiva foi perfeita, tanto pelo lugar quanto pelo aprendizado, entender sobre uma cultura diferente, aprender e ver a paixão, foi ótimo. O que posso dizer é que, para mim, foi muito legal entender a história do congo e ver essa cultura que muitos não conhecem”, relatou.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707