Escola de Linhares desenvolve atividade com a uso de Óculos de Realidade Virtual
A iniciativa visou despertar o interesse dos estudantes pelos vestígios históricos e promover reflexões e análises sobre os contextos abordados na disciplina.
A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Emir de Macedo Gomes, localizada no município de Linhares, e que faz parte do Programa Escola do Futuro, desenvolveu o projeto “Óculos de Realidade Virtual”. A iniciativa visou despertar o interesse dos estudantes pelos vestígios históricos, bem como promover reflexões e análises sobre os contextos abordados nas aulas de História.
Os estudantes foram divididos em grupos e tiveram a chance de explorar o mundo virtual, por meio do uso de óculos de realidade virtual (VR). Eles foram orientados a buscar vídeos no Youtube que pudessem ser visualizados no formato VR e que abordassem eventos históricos relevantes ou cenários históricos importantes.
O professor da disciplina, Jordano Viçose, destacou que a ação permitiu aos estudantes o aprofundamento em eventos e processos históricos importantes, realizando reflexões com base no que assistiram e estudaram, compartilhando esses conhecimentos por meio de seminários. “No último trabalho, os alunos fizeram uso de algo novo para a confecção do projeto, utilizaram os óculos de realidade virtual, que empregaram para assistir a vídeos e acompanhar os conteúdos de história de forma virtual”, disse o professor.
“A imersão proporcionada pelo aparelho contribuiu significativamente para estabelecer uma conexão mais profunda com as histórias estudadas em sala de aula, permitindo que os alunos se sentissem verdadeiramente parte do contexto histórico”, afirmou o estudante Eduardo Borghi.
Escola do Futuro
O Programa Escola do Futuro é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), que propõe o desenvolvimento da Cultura Digital por meio de metodologias inovadoras e o uso de tecnologias educacionais no cotidiano escolar.
A Escola do Futuro está inserida num conjunto de ações implementadas pela Sedu para a oferta de uma educação mais atual, integral e inovadora, alinhadas à legislação educacional vigente e com a garantia do pleno desenvolvimento da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e do Currículo do Espírito Santo na Rede Pública Estadual de Ensino. Um dos principais objetivos do Programa Escola do Futuro é colaborar para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais.
Texto: Thiago Mozzer
Informações à Imprensa:
Comunicação da Sedu
Íris Carolina/ Geiza Ardiçon
gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7707/ 3636-7706/ 3636-7705