Escola de Vila Velha promove ‘Mostra Literária Empretecida’
A iniciativa teve o objetivo de auxiliar os educandos a compreender a importante contribuição de intelectuais pretas na pauta antirracista.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Francelina Carneiro Setúbal, localizada em Vila Velha, realizou a “Mostra Literária Empretecida” com uma exposição de lapbook’s produzidos pelos estudantes. A iniciativa teve o objetivo de auxiliar os educandos a compreender a importante contribuição de intelectuais pretas na pauta antirracista.
Os painéis, de caráter informativo, decorativo e criativo, trazem a biografia de intelectuais negras brasileiras como Beatriz Nascimento, Sueli Carneiro, Conceição Evaristo, Lélia González e norte-americanas como Ângela Davis, bell hooks até chegar nas intelectuais africanas, como a nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie.
A ação teve origem nas aulas de História das turmas da 2ª Série do Ensino Médio da escola, nas quais o professor Onildo de Souza Moraes começou trabalhando o tema “Mulherismo Africana”, buscando a reflexão acerca da importância da figura materna enquanto mantenedora do núcleo familiar. Os estudantes também foram estimulados a estudar a força feminina através da produção literária e acadêmica de intelectuais e ativistas negras que contribuem e contribuíram na luta antirracista.
Dessa forma, eles realizaram a pesquisa sobre a trajetória, biografia e principais contribuições conceituais e acadêmicas de mulheres-mães-intelectuais que fazem parte dessa potência feminina e fazem toda a diferença na construção de uma identidade e representatividade negra aos jovens.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707