Escola de Vitória é destaque internacional com projeto sobre impacto ambiental
O projeto “Arte, Ciência e Tecnologia: O Impacto de Resíduos na Biodiversidade Marinha” alerta sobre problemas causados pela poluição nos ambientes marinhos.
A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Irmã Maria Horta, localizada em Vitória, celebrou uma importante conquista ao ter seu projeto “Arte, Ciência e Tecnologia: O Impacto de Resíduos na Biodiversidade Marinha” selecionado para o evento internacional Global Innovation Field Trip (GIFT) 2024. Além disso, o trabalho ganhou destaque em três páginas da revista suíça Invent Future Global – Futura!, edição de dezembro de 2024, consolidando o reconhecimento internacional da iniciativa.
O projeto, desenvolvido ao longo do ano de 2024, tem como objetivo alertar sobre os problemas causados pela poluição nos ambientes marinhos, que impactam diretamente a fauna, a flora e a humanidade. A iniciativa foi liderada pelo professor Luiz Gustavo Gomes e envolveu diversas disciplinas curriculares, como Artes, Biologia, Matemática, Língua Portuguesa e Física.
Ao todo, os estudantes produziram dez obras em tinta acrílica sobre tela, retratando a degradação ambiental e as belezas preservadas do ecossistema marinho. Entre as produções artísticas, destaca-se o trabalho da aluna Lays Nunes da Silva, que pintou uma baleia dentro de uma garrafa e um saco plástico ao lado de uma água-viva. “Meu trabalho mostra como os mares estão morrendo devido à poluição. Quis trazer intensidade de sombras e detalhes para torná-lo o mais real possível”, explicou a estudante.
O projeto também incluiu a criação de esculturas com movimento, como uma tartaruga-oliva feita com materiais reciclados e tecnologia de robótica educacional. A peça simula movimentos de pedido de socorro, destacando os impactos da pesca irregular. Além disso, os estudantes desenvolveram um jogo digital pedagógico no qual o jogador coleta resíduos para impedir que eles atinjam o fundo do mar, reforçando a conscientização de forma interativa.
Para o professor Luiz Gustavo Gomes, o reconhecimento internacional é motivo de orgulho. “A divulgação do nosso projeto em uma revista de nível internacional valoriza nossa escola e nossos alunos. Isso os incentiva a trabalhar em projetos e pesquisas, despertando ainda mais o interesse pelo aprendizado”, afirmou.
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