31/03/2023 11h40

Escola de Vitória utiliza realidade virtual nas aulas de História

Com auxílio de um celular, lentes biconvexas e uma caixa de papelão, os estudantes têm a possibilidade de visualizar os cenários estudados

 

Buscando dinamizar o conteúdo sobre a Revolução Francesa e a Era Napoleônica, o professor de História do Centro Estadual de Ensino Fundamenta e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Doutor Agesandro da Costa Pereira, em Vitória, Bruno Fiorot, tem desenvolvido o projeto de imersão ‘La Caixa de Papel’. Com auxílio de um celular, lentes biconvexas e uma caixa de papelão, os estudantes têm a possibilidade de visualizar os cenários estudados em 3D, o que tornar o processo de ensino-aprendizado mais lúdico, prazeroso e envolvente.

Através dos óculos de realidade virtual de baixo custo, o professor propõe que estudantes “visitem” cenários históricos como o Palácio de Versalhes, a Praça da Concórdia e La Conciergerie” que são importantes patrimônios da história mundial. “Por meio da realidade virtual é possível transportar o aluno para dentro da história. Isso torna muito mais palpável o entendimento de qualquer disciplina’, disse Fiorot.

O professor destaca ainda que os smartphones, que comumente desviam o foco dos estudantes, tornam-se grandes aliados da aprendizagem. “Foi muito legal. Parecia que estávamos dentro daqueles cenários. Gostaria de mais aulas assim, divertidas, interessantes e muito educativas”, contou a estudante Ester Neves Pinheiro, ao final da aula.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI