24/11/2023 16h31 - Atualizado em 29/11/2023 09h13

Escola do Futuro: alunos aprendem conteúdos utilizando elementos do metaverso

Óculos de realidade virtual auxiliaram os alunos a explorar e interagir com conteúdos de ciências e biologia.

O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Pastor Oliveira de Araújo, localizado em Vila Velha, implantou a ação “Recreio Virtual”. Essa iniciativa busca integrar a cultura digital às práticas pedagógicas, utilizando elementos do metaverso, como realidade virtual e aumentada, para explorar estruturas biológicas de forma interativa. O trabalho foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), por meio do Projeto de Iniciação Científica Júnior (PICJr).

Por meio da realidade virtual (uso de óculos de realidade virtual) e aumentada, os alunos puderam explorar e interagir com conteúdos de ciências e biologia de forma mais imersiva, demonstrando o imenso potencial da tecnologia na educação.

A ação foi coordenada pelo professor Edvar Roncetti Coelho. “Como toda iniciativa inovadora, o projeto teve seus desafios. Entre eles, a estrutura, a carga horária docente e a adaptação às novas ferramentas tecnológicas. No entanto, as potencialidades identificadas superaram esses obstáculos. A capacidade de integrar metodologias inovadoras no ensino se mostrou promissora, com mais engajamento dos estudantes para aprofundar seus conhecimentos nos temas abordados”, destacou.

Essa ação proporciona aos estudantes uma experiência que vai além das tradicionais imagens de livros didáticos, ampliando a compreensão e o engajamento dos estudantes. “Foi uma experiência marcante e incrível. Achei muito interessante esse tipo de equipamento na Escola do Futuro”, disse o aluno Alejandro de Oliveira, da 2ª série do Ensino Médio.

Escola do Futuro

A certificação Escola do Futuro visa a fomentar a inovação nas escolas, vinculando os projetos pedagógicos à transformação de características físicas, estéticas e tecnológicas. Para isso, professores das unidades inicialmente certificadas receberam uma capacitação específica, que teve como proposta possibilitar a vivência prática baseada na aprendizagem criativa, além de provocar uma reflexão sobre a intencionalidade pedagógica e auxiliar os professores a elaborarem experiências de aprendizagem alinhadas à cultura digital. Os temas abordados foram “Aprendizagem Criativa”, “Gamificação” e “Ferramentas Digitais”.

Estão certificadas como Escola do Futuro o Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Pastor Oliveira de Araújo, em Vila Velha; a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Mario Gurgel, em Vila Velha; a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Hunney Everest Piovesan, em Cariacica; a EEEFM Major Alfredo Pedro Rabaioli, em Vitória; e a EEEFM Marinete de Souza Lira, na Serra.

Iris Carolina/ Geiza Ardiçon
gardicon@sedu.es.gov.br