04/09/2023 14h15 - Atualizado em 04/09/2023 14h16

Escola do Futuro de Cariacica utiliza Inteligência Artificial para ensinar conteúdos de Língua Portuguesa

Foram elaborados roteiros para PodCast, utilizando a Inteligência Artificial (IA) do GPT-3.5 model.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Hunney Everest Piovesan, localizada em Cariacica, desenvolveu com os estudantes, os conteúdos Gênero Textual, Discursivo Oral e curadoria, a partir da elaboração de roteiros para PodCast, utilizando a Inteligência Artificial (IA) do GPT-3.5 model.

O objetivo da atividade foi apresentar aos alunos, como a Inteligência Artificial pode auxiliar no processo de aprendizagem, bem como na elaboração de tarefas como a criação de roteiros e destacar a importância da curadoria para fundamentar as ações realizadas. “Como resultado pedagógico pode-se observar a assimilação da aprendizagem, engajamento, socialização e o trabalho colaborativo entre os alunos”, disse o professor de Língua Portuguesa e responsável pela atividade, Weslley Mageski da Silva.

Além do uso dos Recursos Educacionais Digitais (REDs), foram utilizadas as metodologias ativas da sala de aula invertida e o movimento maker. As aulas foram divididas em etapas. No primeiro encontro, foi apresentado o conceito da cultura digital, o movimento maker e o potencial do uso da Inteligência Artificial, bem como o uso de outros REDs para a elaboração de um podcast.

“As ações propostas alcançaram os objetivos esperados. Além do engajamento, os alunos tiveram o cuidado de integrar os colegas do Atendimento Educacional Especializado nas equipes, auxiliando-os tanto na pesquisa, elaboração do roteiro, como na produção”, falou o professor Weslley Mageski da Silva.

No segundo encontro, foram aplicados objetos da aprendizagem, ou seja, o conceito de Gênero Textual, Discurso Oral e curadoria. No terceiro encontro foram formados grupos, que deveriam preencher formulários individualmente por cada participante com o uso do ChatGPT. No quarto encontro os grupos selecionaram os roteiros que iriam para a curadoria para análise, com o objetivo de identificar se as informações prestadas pela IA eram fatos a serem divulgados.

A partir do quinto encontro, deu-se início ao processo de produção do podcast. “Fiquei entusiasmado ao perceber o quanto é importante inserir no contexto da sala de aula as realidades que nos afetam diariamente. Não imaginava que os alunos desconheciam o uso da Inteligência Artificial para o auxílio de tarefas do dia a dia. A princípio, eles imaginavam que fosse apenas um mecanismo de busca, e não compreendiam o conceito de ChatBot, essa, sem dúvida, foi a grande descoberta para eles”, completou o professor Weslley Mageski da Silva.

Escola do Futuro 

A certificação Escola do Futuro visa a fomentar a inovação nas escolas, vinculando os projetos pedagógicos à transformação de características físicas, estéticas e tecnológicas. Para isso, professores das unidades inicialmente certificadas receberam uma capacitação específica, que teve como proposta proporcionar a vivência prática baseada na aprendizagem criativa, além de provocar uma reflexão sobre a intencionalidade pedagógica; auxiliar os professores a elaborarem experiências de aprendizagem alinhadas à cultura digital. Os temas abordados foram “Aprendizagem Criativa”, “Gamificação” e “Ferramentas Digitais”.

Estão certificadas como Escola do Futuro o Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Pastor Oliveira de Araújo, em Vila Velha; a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Mario Gurgel, em Vila Velha; a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Hunney Everest Piovesan, em Cariacica; a EEEFM Major Alfredo Pedro Rabaioli, em Vitória; e a EEEFM Marinete de Souza Lira, na Serra.

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