19/03/2024 14h06

Escola do Futuro em Vila Velha realiza projeto no Dia da Conscientização Contra o Bullying

A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Mário Gurgel, Escola do Futuro localizada em Vila Velha, trabalhou durante as aulas de Filosofia, Inglês e Matemática o Dia da Conscientização Contra o Bullying por meio de um projeto interdisciplinar, liderado pelos docentes Rosilene de Souza Ker, Juliano Melo e Alexandra Adir Jessuino Bermudes Souza. Ao unir três disciplinas, aparentemente distintas, os educadores criaram uma experiência de aprendizado única para os alunos.

Os professores adotaram uma abordagem que priorizava o protagonismo dos estudantes. Eles foram incentivados a participar de todas as etapas do projeto, desde a coleta de dados até a análise e discussão dos resultados. Também foram encorajados a compartilhar suas próprias perspectivas e ideias, desenvolvendo habilidades como pensamento crítico, colaboração e comunicação.

Com o preenchimento de um formulário, os alunos participaram ativamente da coleta de dados, fornecendo informações que foram posteriormente analisadas e visualizadas em gráficos pela professora de Matemática Alexandra Adir Jessuino Bermudes Souza. Os objetivos desta abordagem foram fortalecer as habilidades em matemática e demonstrar como os números e estatísticas podem ser aplicados para compreender e abordar questões sociais complexas.

Por sua vez, a professora de Inglês Rosilene de Souza Ker explorou a origem da palavra 'bullying', mergulhando nas raízes linguísticas e históricas do termo. Esse estudo serviu para enriquecer o vocabulário dos alunos e os incentivar a refletir sobre as implicações culturais e sociais associadas ao fenômeno do bullying.

Por fim, a conexão com a filosofia contemporânea, coordenada pelo professor Juliano Melo, trouxe uma dimensão ética e reflexiva ao projeto. Ao analisar o bullying sob uma perspectiva filosófica, os alunos foram desafiados a questionar as estruturas sociais que perpetuam esse comportamento, bem como a considerar possíveis soluções baseadas em princípios éticos e morais.

Os alunos envolvidos no projeto expressaram entusiasmo pela oportunidade de participar da experiência educacional. “Este projeto abriu meus olhos para a interconexão entre diferentes áreas de estudo. Eu nunca imaginei que a matemática poderia ser aplicada para entender questões sociais como o bullying. Foi incrível ver como todas as disciplinas se uniram para nos ajudar a compreender um problema tão importante. Sinto que agora tenho uma compreensão mais profunda não apenas do bullying, mas também do poder da colaboração e do pensamento crítico”, disse Geovana Santos Nascimento, aluna da 2ª série da EEEM Mário Gurgel.

Escola do Futuro

O Programa Escola do Futuro é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), que propõe o desenvolvimento da Cultura Digital por meio de metodologias inovadoras e o uso de tecnologias educacionais no cotidiano escolar. A Escola do Futuro está inserida num conjunto de ações implementadas pela Sedu para a oferta de uma educação mais atual, integral e inovadora, alinhadas à legislação educacional vigente e com a garantia do pleno desenvolvimento da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e do Currículo do Espírito Santo na Rede Pública Estadual de Ensino. Um dos principais objetivos do Programa Escola do Futuro é colaborar para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais.

Comunicação da Sedu

Íris Carolina/ Geiza Ardiçon