07/05/2021 16h05

Escola em Tempo Integral promove Acolhimento Socioemocial à equipe de secretaria escolar

O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Marita Motta Santos idealizou o “Projeto Sou Girassol”, logo após o início da pandemia do novo Coronavírus (Covid–19), no ano de 2020, quando as aulas presenciais foram suspensas. O principal objetivo do projeto é que as experiências vivenciadas pelos participantes contribuam, a partir de uma perspectiva formativa, para o desenvolvimento das competências socioemocionais, corroborando para o bem-estar.

Na última ação, a diretora escolar Bruna Bonomo promoveu um Acolhimento Socioemocional para a equipe da secretaria escolar da unidade de ensino, iniciada com a prática da metodologia de êxito denominada Tertúlia Musical, por meio da 4ª Sinfonia de Mozart. O momento foi conduzido pela coordenadora pedagógica Jaqueline Oliozi. A tertúlia estimulou a imaginação por meio da capacidade comunicativa e expressiva da música, propiciando a troca dialógica de sensações que a canção conseguiu despertar.

Em seguida, a diretora Bruna Bonomo realizou um momento formativo, com ênfase nas dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as competências socioemocionais, refletindo a base conceitual e a importância nas relações humanas estabelecidas no trabalho ou fora dele.

Foi realizada, após o estudo do material, uma dinâmica denominada “Meu Kit de Resiliência Emocional”, com ênfase nas competências socioemocionais: tolerância ao estresse, tolerância à frustração e autoconfiança. A proposta teve como foco promover a reflexão da equipe acerca das estratégias de autocuidado, bem-estar e equilíbrio emocional.

Para a diretora Bruna Bonomo, “no contexto da pandemia, nossas emoções têm sido desafiadas com muita intensidade, seja no trabalho, em casa, na família, nos processos de perdas de pessoas queridas, dentre outros. Fica cada dia mais evidente que estamos vivendo um contexto em que as nossas competências socioemocionais estão sendo postas à prova como nunca. Nesse sentido, formar os profissionais no contexto escolar em uma temática tão relevante pode contribuir positivamente para a sua saúde emocional, de modo que tenham conhecimentos que possam criar estratégias simples de autocuidado e auto regulação emocional. Na gestão, somos uma vida cuidando de vidas e o clima escolar nos exige um olhar acolhedor e humano”, disse a diretora.

Fazem parte da secretaria escolar do CEEFMTI Marita Motta Santos: Cleide Ogione, Regiane Pocidônio, Ana Cleide Estevão, Ronilza Schaeffer e Cimery Simião.

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon