06/11/2025 11h40

Escola Leopoldino Rocha desenvolve projeto interdisciplinar que une ciência, identidade e valorização da diversidade

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Leopoldino Rocha, localizada em Itapemirim, desenvolveu o projeto “Química dos Cabelos: Identidade, Resistência e Funções Inorgânicas”, realizado com turmas da 1ª série do Ensino Médio em Tempo Integral. A iniciativa uniu as disciplinas de Química e Sociologia, articuladas à Educação para Relações Étnico – Raciais (ERER), com o objetivo de relacionar os conteúdos científicos à valorização da identidade e da diversidade cultural.

Durante as aulas, os estudantes analisaram diferentes produtos capilares, como shampoos, condicionadores e tinturas, identificando as funções inorgânicas presentes em suas composições e compreendendo como essas substâncias interagem com a estrutura dos fios. Em paralelo, as discussões em Sociologia abordaram temas como padrões de beleza, autoestima e resistência cultural, evidenciando o cabelo como um símbolo de história e identidade.

A atividade contou também com a parceria da equipe Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar (Apoie), que promoveu a roda de conversa “Meu cabelo conta uma história”, reunindo relatos e reflexões sobre pertencimento racial e aceitação. O diálogo se tornou um espaço de escuta e empatia, fortalecendo a autoestima e o respeito às diferenças.

Como culminância, foi produzido um mural expositivo com fotos e frases de alunos, professores e funcionários, conectando ciência, cultura e representatividade. O espaço se tornou um ponto de encontro na escola, simbolizando o protagonismo estudantil e a valorização da diversidade.

Segundo a professora de Química, Luana Fontes de Souza, a iniciativa nasceu de uma vivência pessoal transformada em aprendizado coletivo: “Quando passei pelo processo de transição capilar, percebi que meu cabelo representava mais do que estética, era parte da minha identidade. O projeto foi uma forma de unir essa experiência pessoal à ciência, mostrando que o conhecimento pode também resgatar histórias e valorizar quem somos.”

Para o estudante Donalson de Oliveira Dutra Netto, da 1ª série do Ensino Médio, a experiência foi marcante: “Aprender sobre o cabelo, os produtos e toda a história por trás foi muito interessante. A escola e os alunos se envolveram de verdade, e isso fez tudo fluir e ficar do jeito que ficou no final.”

 

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

 

Informações à Imprensa:

 

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7888 / 3636-7707

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI