22/02/2019 15h27 - Atualizado em 22/02/2019 16h57

Escolas de Tempo Integral realizam Feirão das Eletivas

As Escolas de Tempo Integral realizam um dos momentos mais aguardados pelos alunos: o Feirão das Eletivas. A ação é realizada por cada uma das 36 escolas desta modalidade de ensino e tem como finalidade apresentar aos estudantes as disciplinas eletivas que serão ofertadas no primeiro semestre. As disciplinas eletivas são temáticas, oferecidas semestralmente, propostas pelos professores e/ou pelos alunos e objetivam diversificar, aprofundar e enriquecer os conteúdos e temas trabalhados nas disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). É mais uma oportunidade para a ampliação do repertório de conhecimentos oferecido na Rede Estadual.

Na Escola de Tempo Integral Monsenhor Guilherme Schmitz, de Aracruz, os estudantes foram apresentados às eletivas “Aprendendo a Empreender”; “De olho na Segurança”; “Caiu na rede é like”; “Sons e Sabores” dentre outras. “Os alunos estão muito animados. O grupo de eletivas conta com 12 propostas diversificadas, visando sempre atender o projeto de vida de cada estudante”, disse a diretora Alessandra Claudia Rizzo Boina Marin.

Já na Escola Bartouvino Costa, em Linhares, os estudantes conheceram as eletivas “Bioeconomia”; “Bartô Potter e as relíquias da viva”; “Fuxicando”; “A arte que embeleza também cura”, dentre outras. “A eletiva é uma metodologia que visa contribuir com os conteúdos escolares, aprofundando e enriquecendo as disciplinas da BNCC. Os alunos escolhem a eletiva que ele se identifica de acordo com seu projeto de vida. Isso faz com que ele se aprofunde melhor naquele conteúdo que contribuirá com a escolha da sua profissão futura”, explicou a pedagoga Náudima Xavier Batista, da Escola Viva Bartouvino Costa.

Escolha do Tutor

Outra ação promovida nas Escolas em Tempo Integral é a escolha do tutor. Os estudantes tem a oportunidade de optar por um professor para ser seu conselheiro até o final do ano letivo. As escolas expõem o perfil dos professores e o aluno escolhe quem ele vai querer como Tutor.

Durante as tutorias, o educador tem a função de acompanhar a vida acadêmica dos alunos, avaliando o desenvolvimento e o crescimento escolar, prestando atendimento e apoio no decorrer do ano e contribuindo com o projeto de vida de cada um.

Na Escola Viva Professora Maura Abaurre, localizada em Vila Velha, a escolha será realizada online com a utilização dos Chromebooks. “Esse método é muito eficaz e o resultado sai na hora. Sem falar que poderemos testar os novos computadores. A tutoria é importante, pois com ela os alunos sentem-se mais à vontade para conversar sobre suas dificuldades com os professores”, disse.

De acordo com o diretor Saulo Andreon, do Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral São Pedro, de Vitória, o tutor tem grande importância dentro da escola. “Ele criará um vínculo e uma aproximação maior com os estudantes e ajudarão em tudo que eles precisarem dentro da escola”, explicou.

Para Liliana Romão, que estuda na Escola São Pedro, “a tutoria é uma ação diferenciada com encontros realizados uma vez por mês quando os tutores auxiliam os alunos observando suas notas, dando conselhos ao longo das aulas”, afirmou.

Em Fundão, a Escola Nair Miranda também está promovendo a escola da tutoria. A diretora Jussara Zanote Sagrillo explica que, como a escola é nova, a ação será promovida pela primeira vez. “O tutor é como se fosse um apoio para os alunos. A escola é o lugar onde eles passam maior parte do tempo e esses acolhedores tornam a instituição de ensino um lugar de diálogo e mais confortável para os tutorados”, finalizou.

Texto: Emanoele Rocha

Assessoria de Comunicação / SEDU

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Gustavo Rosa / Emanoele Rocha/ Caê Guimarães

mmczanotelli@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br/gprosa@sedu.es.gov.br/ecsrocha@sedu.es.gov.br/ celguimaraes@sedu.es.gov.br