10/06/2024 15h58 - Atualizado em 10/06/2024 17h37

Escolas da Rede Estadual de Ensino celebram Dia Mundial do Meio Ambiente com ações de conscientização

A data tem o intuito de trazer conscientização acerca da importância da preservação dos recursos naturais do nosso planeta.

Na última quarta-feira (05), foi celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, com o intuito de trazer conscientização acerca da importância da preservação dos recursos naturais do planeta. Em todo o Estado, escolas da Rede Pública Estadual de Ensino realizaram ações com a comunidade escolar para fomentar essa reflexão.

No distrito de Serra Pelada, em Afonso Cláudio, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Elvira Barros realizou diversas atividades em alusão ao Dia do Meio Ambiente. Os estudantes do Ensino Fundamental pesquisaram sobre as diferentes fontes energéticas e produziram maquetes de cada modelo, possibilitando a assimilação de conceitos e a compreensão da importância da preservação ambiental.

Em outra oportunidade, foram desenvolvidas com os alunos atividades para explicação sobre o destino adequado do lixo, as formas de reciclagem e a consciência de descartar de materiais, nas aulas de Ciências. Já na disciplina de Artes, foi apresentado um documentário inspirado nas obras de Vik Muniz, reaproveitando materiais recicláveis e encontrados na natureza, que inspirou a produção de obras com os materiais coletados na aula.

Ainda em Afonso Cláudio, a EEEFM José Giestas desenvolveu, em parceria com a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), um projeto chamado “Blitz do Bem”. Assim como em uma blitz convencional, os policiais pararam os carros e os estudantes conversavam com os motoristas pontuando sobre a importância da preservação do meio ambiente, doando um porta-lixo personalizado para carro e mudas de árvores nativas e árvores frutíferas.

Já a EEEFM Maria de Abreu Alvim realizou uma visita técnica à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do Município de Afonso Cláudio. O objetivo principal foi proporcionar aos alunos uma reflexão sobre a importância da reciclagem para a preservação do meio ambiente, e que o trabalho ali feito gera benefícios econômicos, fortalece a economia local e promove a inclusão social.

Em Laranja da Terra, a EEEFM Joaquim Caetano de Paiva desenvolveu o Concurso Fotográfico “Retratando a Natureza Preservada através das lentes de uma Câmera”, cujo objetivo foi refletir sobre o poder que as pessoas têm nas mãos para promover a conscientização ambiental por meio da tecnologia, especialmente da fotografia digital.

Os estudantes da EEEFM Graça Aranha, localizada em Santa Maria de Jetibá, realizaram uma ação educativa na Rádio Pomerana, rádio comunitária, com o intuito de ensinar a população sobre a separação correta do lixo e o funcionamento da coleta seletiva no município. Além disso, as turmas da 3ª série do Ensino Médio integrado ao curso técnico em Meio Ambiente foram às ruas do centro de Santa Maria de Jetibá também para ensinar sobre a importância da separação correta do lixo. Essas iniciativas fizeram parte de uma etapa importante do projeto de percepção ambiental da escola, que, após pesquisa de campo e análise de dados, identificou um baixo número de pessoas que praticam e sabem realizar a separação do lixo para a coleta seletiva no munícipio.

Para desenvolver a conscientização ambiental de forma lúdica e divertida, os estudantes da EEEFM Camila Motta, localizada em Alfredo Chaves, participaram de uma Gincana Ecológica em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Os estudantes realizaram diversas atividades relacionadas à temática, entre elas: exibição do documentário “Ilha das Flores”; desafio sobre educação ambiental no Kahoot; confecção de placas sobre educação ambiental para o jardim; criação de post para o mural virtual da escola e coleta de tampinhas plásticas e latinhas para reciclagem.

Já o Projeto “Biomas: diversidade, saberes e tecnologias sociais”, da EEEFM Fraternidade e Luz, de Cachoeiro de Itapemirim, finalizou no Dia do Meio Ambiente com uma aula de campo na Reserva Nacional de Pacotuba (Flona), com o objetivo principal de promover o conhecimento dos alunos sobre os biomas brasileiros, as cadeias produtivas nele existentes e seus impactos sócio ambientais. Além da visita guiada e trilha pela reserva nacional, os estudantes também participaram de oficinas sobre espécies vegetais da região, cultivo de sementes e árvores, reflorestamento de áreas degradadas e identificação de agentes polinizadores da flora brasileira.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br

Confira algumas fotos das ações realizadas: