11/11/2022 15h10 - Atualizado em 11/11/2022 15h11

Escolas da Rede Estadual recebem material sobre o valor histórico do Patrimônio Cultural Afro-Brasileiro

Ação faz parte do “Programa de Enfrentamento ao Racismo” da Sedu.

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Gerência de Educação do Campo, Indígena e Quilombola (Geciq), vem desenvolvendo o “Programa de Enfrentamento ao Racismo” na Rede Estadual de Ensino, por meio de diferentes ações e frentes de trabalho, visando a uma educação com equidade e antirracista com foco na melhoria dos resultados de aprendizagem.

Como parte desse processo, foram disponibilizados para as escolas, os kits do material “A Cor da Cultura”, um projeto de reconhecimento do valor histórico do Patrimônio Cultural Afro-Brasileiro, bem como da história e das contribuições da população negra à sociedade brasileira.

'"Temos como objetivo, que este material contribua, de forma significativa, com o trabalho que vem sendo realizado em cada unidade escolar, visando a uma a consolidação de políticas públicas educacionais para o fortalecimento de uma educação antirracista", disse a gerente da Geciq, Valquíria Santos Silva.

Os kits foram doados pela Fundação Roberto Marinho para fortalecimento das ações já desenvolvidas na Rede Estadual de Educação do Espírito Santo.

Todas as escolas selecionadas para receber o material fazem parte de um grupo prioritário, cuja seleção se deu utilizando os mesmos critérios de eleição para a expansão da formação “Caderno de Gestão Escolar para Equidade”, a partir dos seguintes pontos de atenção: Taxa de desempenho no Índice Nacional de Aprendizado no Ensino Médio (2021), Taxa de Distorção Idade-Série no Ensino Médio (TDI-2021) e Indicador de Nível Socioeconômico (INSE-2019).

A Cor da Cultura

Lançado em 2004, o projeto A Cor da Cultura é fruto de uma parceria entre o Canal Futura, a Petrobras, o Centro de Informações e Documentação do Artista Negro (CIDAN), a Fundação Palmares, a TV Globo, a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e o Ministério da Educação (MEC).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini/ Soraia Camata

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI